Em sessão solene, nesta quarta-feira, 5, Parlamento concede títulos de cidadania a membros do MPGO
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá, nesta quarta-feira, 5, sessão solene extraordinária, conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), para homenagear membros do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), entre eles o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres.
Durante a solenidade, os homenageados receberão o Título de Cidadania Goiana. Além de Cyro Terra, também serão contemplados o procurador de Justiça Aylton Flávio Vechi e o promotor de Justiça José Humberto Nunes Nogueira. A cerimônia está prevista para começar às 10h30, no Plenário Iris Resende Machado.
Cyro Terra Peres
Cyro Terra Peres é natural de Bebedouro (SP), tendo se formado na faculdade de direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1994. Ingressou no MPGO, em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia, Rio Verde, Mozarlândia, Ivolândia e Rubiataba.
Depois, assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 e 2016. Em 2023, foi empossado como procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, cargo que ocupa até o momento. A autoria do processo de concessão do título é do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que tramitou com o nº 223/23.
Aylton Flávio Vechi
Natural de Sorocaba (SP), o procurador de Justiça Aylton Flávio Vechi cursou direito na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, concluindo o curso em 1989. Ocupando, atualmente, o Escritório de Representação do MPGO em Brasília, Aylton Vechi foi, por dois mandatos, procurador-geral de Justiça (2019 a 2023), depois de uma longa trajetória, que começou em 1990, quando ingressou no Ministério Público de Goiás.
Ele passou pelas comarcas de Alvorada do Norte, Rialma, Itapaci, Rio Verde, Itumbiara e Goiânia. Foi promovido a procurador de Justiça em 1998. Integrou o Conselho Superior do MP por 11 vezes. Foi ainda chefe de Gabinete e assessor administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. Também exerceu dois mandatos como corregedor-geral do MPGO, tendo presidido o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU), em 2013. O processo de concessão do título é de autoria do deputado Virmondes Cruvinel e assinado também pelo ex-presidente da Casa, Lissauer Vieira.
José Humberto Nunes Nogueira
O promotor de Justiça José Humberto Nunes Nogueira é formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Membro do MPGO e titular da 31ª Promotoria de Justiça de Goiânia, sendo o atual coordenador da Assessoria Jurídica Especial (AJE). O título foi concedido por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e assinado por vários parlamentares. O processo tramitou, na Casa de Leis, sob o nº 10911/22.