Assembleia Legislativa sedia a exposição "Herikrap, O Dono do Mato"
A Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) inaugurou, nesta terça-feira, 4, a exposição "Herikrap, O Dono do Mato". A solenidade contou com a presença do deputado Mauro Rubem (PT), da chefe da Seção Adjunta de Atividades Culturais, Ana Rita de Castro, e do professor e autor das telas, Marcos Costa. A exposição estará no saguão da Casa até o dia 14 de junho.
Herikrap é uma palavra do idioma aruaque que significa "Dono do Mato" para os povos Wauja, do Alto Xingu. A exposição apresenta uma série de desenhos que surgiram de histórias compartilhadas pelos povos do Alto Xingu durante quatro anos de convivência com o artista. Cada obra é um testemunho vivo da rica diversidade cultural e das tradições ancestrais dessas comunidades.
Marcos Costa, em sua dedicação e respeito pelas culturas indígenas, visitou as tribos para criar obras. “A temática é a diversidade dos povos originários. Trabalhamos a partir da narrativa das pinturas corporais”, explicou o artista. Sua abordagem reflete a profunda conexão entre as tradições orais e visuais dos povos Wauja, traduzindo suas histórias e simbologias em expressivas representações artísticas.
A exposição não apenas celebra a arte e a cultura dos povos do Alto Xingu, mas também promove um espaço de reflexão e valorização das identidades indígenas brasileiras. Mauro destacou que a exposição é uma oportunidade única para a comunidade conhecer a rica história deste povo. “As obras oferecem uma discussão fascinante, mostrando como diversas etnias possuem narrativas fortes que se perpetuam ao longo das gerações.”
Com as telas, o público é convidado a mergulhar em um universo de cores, formas e significados que transcendem o simples ato de olhar, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.