Dr. George Morais defende instituição do Programa Pé Diabético
Com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar diversos tipos de lesões nos pés de pacientes diabéticos, o deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura de nº 12012/24, que estabelece o programa de saúde Pé Diabético. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída para relatoria do deputado Amilton Filho (MDB) .
De acordo com a propositura, o programa terá como diretrizes à assistência as pessoas acometidas de diabetes com acompanhamento sistemático da evolução e do controle do diabetes nesses pacientes e a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária de saúde, além de promover a disseminação de informações e o debate a respeito do cuidado especial que diabéticos devem ter com os pés.
Para justificar a iniciativa, Morais apresentou números do Sistema Único de Saúde (SUS), considerados alarmantes. Somente entre e janeiro e agosto de 2023, foram registradas 6.982 amputações de membros inferiores (pernas e pés) causadas por diabetes, o que equivale a média de 28 ocorrências por dia. “Importa mencionar que as complicações decorrentes das complicações do pé diabético e das amputações geram graves consequências para o poder público, pois, além dos custos diretos como as despesas com internação, tratamento e cirurgia, existem os custos indiretos como auxílio doença e aposentadoria por invalidez”, concluiu o legislador.