Veter Martins propõe homenagem a pioneiro do município de Professor Jamil
Denominar a rodovia GO-217, no trecho que liga os municípios de Professor Jamil e Cromínia, como Odini Alves Gomes é o objetivo do projeto de lei nº 12017, de Veter Martins (UB). A proposição homenageia, de acordo com o parlamentar, um dos mais ilustres políticos do Estado, cuja trajetória marcou a história de Goiás. O processo está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado José Machado (PSDB).
Em sua justificativa, Veter relata que o homenageado nasceu em 1941, na cidade de Morrinhos (GO), e teve quatro filhos do casamento com Maria do Carmo Gomes. Sua história em Professor Jamil começou na década de 1980, quando o município ainda era distrito de Piracanjuba.
Segundo o deputado, Odini iniciou sua vida política atuando fortemente para que Professor Jamil pudesse ser emancipado. Assim, foi eleito o primeiro vereador constituinte da cidade. Além disso, também foi secretário por quatro vezes, ocupando as secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Transporte.
Além de sua atuação política, Odini também se destacou como pecuarista, sendo uma das grandes referências na produção rural. Ademais, teve forte atuação na área social, frequentemente transportando pessoas de baixa renda, principalmente para consultas médicas.
Na propositura, Martins argumenta que “sempre à frente de seu tempo, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do município, trazendo informações avançadas e técnicas inovadoras de manejo rural, que ele compartilhava com os produtores locais”.
Odini faleceu em maio de 2022, vítima de um acidente automobilístico, e seu sepultamento foi acompanhado por uma multidão de admiradores.