Reconhecimento da Festa do Peão da Areia é publicado no Diário Oficial
Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.741, originalmente processo nº 4419/24, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), que dispõe sobre o reconhecimento da Festa do Peão da Areia, realizada naquele povoado do município de Piracanjuba, como Patrimônio Cultural e Imaterial goiano. A festa ocorre anualmente na primeira quinzena de maio.
A tradicional Festa do Peão da Areia é um dos maiores eventos de rodeio e atração musical sertaneja da região entre Piracanjuba e Bela Vista. Realizada na Região da Fazenda Areias, na Zona Rural de Piracanjuba, no interior do Estado de Goiás, essa festa atrai muitos visitantes todos os anos.
A festa teve início em 1992 e, ao longo dos anos, tornou-se um marco no calendário cultural da região. Inicialmente, o evento era focado em rodeios, mas, ao longo do tempo, incorporou diversas atrações, como shows de música sertaneja, exposições e feiras. “O rodeio é uma das atrações principais da festa, competidores de todo o Estado e até mesmo do Brasil participam de provas de montaria em touros, além de competições de laço e outros eventos relacionados ao universo country”, argumenta Amauri.