Por iniciativa de Bia de Lima, Parlamento rendeu homenagem aos 50 anos do Cesam-GO, nesta segunda-feira, 10
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, na manhã desta segunda-feira, 10, os 50 anos da fundação do Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam-GO) com uma sessão solene proposta e presidida pela deputada Bia de Lima (PT). A cerimônia contou com a presença da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT), do diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, padre Wagner do Amaral Gama, da diretora executiva do Cesam Goiânia, Rosângela Cruz Ferreira, além de ex-aprendizes que testemunharam o impacto transformador da instituição em suas vidas.
Ao abrir o evento, Bia de Lima destacou o crescente legado da instituição, refletindo sobre a jornada desde sua fundação em 1974. "O Cesam foi criado em 1974 pelo Padre Jairo, que naquela época visitava as famílias e empresas em uma bicicleta emprestada. Hoje, temos o prazer de vivenciar a potência em que o Cesam se transformou, fruto da qualidade dos educadores e da seriedade e competência dos jovens aprendizes," afirmou a parlamentar, ressaltando a importância da parceria do centro com 350 empresas e a influência global do movimento da Igreja Católica, mencionando o reconhecimento do Papa Francisco.
Accorsi compartilhou sua admiração pela instituição e pelas pessoas que fazem parte da sua história. "Não devemos somente apoiar as iniciativas que transformam vidas. Precisamos também reconhecer, mostrar à sociedade a importância desse trabalho," disse, destacando a profundidade do cuidado e da esperança que permeia o trabalho da instituição.
Padre Wagner do Amaral Gama refletiu sobre o impacto duradouro do Cesam-GO, celebrando o futuro promissor que a instituição ainda busca moldar. "Celebrar os 50 anos dessa instituição é nos inserirmos nessa cadeia de grandes nomes que fizeram uma história até aqui, nos sentirmos parte dessa caminhada, sonharmos e trabalharmos por um futuro ainda melhor", discorreu.
Testemunhos
Ex-aprendizes do Cesam-GO, Dâmaris Rebekah Gomes de Oliveira e Gabriel Oliveira Moura partilharam suas histórias pessoais de como a instituição os ajudou a alcançar sucesso profissional e pessoal. Dâmaris, agora advogada, enfatizou a sólida base que a instituição lhe proporcionou aos 15 anos, enquanto Gabriel, hoje analista de sistemas júnior, agradeceu pelas oportunidades no campo da tecnologia da informação.
Ao encerrar o evento, Bia de Lima conclamou a todos a seguirem os ensinamentos de Dom Bosco: “Sigamos sempre o ensinamento de Dom Bosco: Formar bons cristãos e honestos cidadãos’. Parabéns e vida longa ao Cesam. Força para os educadores e sucesso para os nossos jovens. Contem sempre comigo”.