Programa Visão da Política aborda o cenário das eleições municipais deste ano, em Goiânia e Aparecida de Goiânia
O cenário das eleições municipais de 2024 na Capital goiana e no município de Aparecida de Goiânia foi o tema do programa Visão da Política, da TV Assembleia Legislativa, que nesta edição recebeu o cientista político Pedro Célio Alves Borges, que é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás . A entrevista foi conduzida pela jornalista Monalisa Carneiro.
Em pauta, o programa abordou várias questões do cenário das eleições municipais deste ano. Além disso, Célio falou sobre cada trajetória e estratégia usada pelos pré-candidatos ao anunciar suas pretensões neste cenário.
O professor falou sobre o apoio do governador Ronaldo Caiado aos candidatos nessas duas cidades, o que significa um grande efeito na votação nesta região, devido ao apoio popular que o Governo tem atualmente. Ele também pontuou a importância dos candidatos a vice-prefeito nesse processo eleitoral, pois é ele que mobiliza apoio e procura recursos econômicos para a campanha.
Em entrevista, a repórter questionou o especialista sobre o que os cidadãos desses munícipios precisam. O especialista pontuou que o atual problema de Aparecida de Goiânia é a estrutura da saúde e oportunidade de emprego. “Tem muito emprego bom na cidade, mas não existem uma mão de obra qualificada suficente para a atual demanda do município”, disse Pedro Célio.
Já em Goiânia, ele descreve que uma das maiores urgências da cidade tem sido a questão da área ambiental e a manutenção das áreas verdes.
Finalizando a entrevista, Monalisa questionou se seria possível uma polarização nas eleições municipais como a que ocorreu nas eleições presidenciais. Pedro Célio entende que há uma grande diferença e que esse feito foi um caso isolado. “Eu acredito que a polarização acontece do ponto de vista nacional, mas ela é amenizada na política municipal”, revela Célio.
Você poderá conferir a entrevista de Pedro Célio no Programa Visão da Política, após a sessão plenária do Legislativo goiano, nesta quinta-feira, 13, na TV Assembleia Legislativa, apresentada pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do Youtube.