Ícone alego digital Ícone alego digital

Plano Estadual de Cultura de Goiás, com validade de 2024 a 2033, é aprovado em definitivo

13 de Junho de 2024 às 11:19

Recebeu a validação definitiva do Parlamento goiano, na sessão ordinária desta quinta-feira, 13, matéria do Governo Estadual que institui, para o decênio 2024-2033, o Plano Estadual de Cultura de Goiás (PECGO), com “diretrizes, estratégias, ações e metas para planejar políticas, programas, projetos e atividades que valorizem, reconheçam e promovam as identidades culturais estaduais” (processo no 12659/24).

O plano também busca “assegurar sistema de gestão, proteção e promoção do patrimônio e da diversidade cultural, com acesso à produção e à fruição da cultura, bem como a inserção dela em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, com base no Plano Nacional de Cultura vigente”.

O plano goiano tem 12 eixos estratégicos, com 15 diretrizes, 47 metas e 196 ações, que podem ser conhecidas na íntegra aqui.

A proposta foi analisada e discutida no Plenário do Conselho Estadual de Cultura. Entre diversos objetivos, o PECGO tem os de universalizar o acesso à arte e à cultura e reconhecer a diversidade cultural e os direitos de seus detentores, com a valorização das vertentes tanto tradicionais quanto dos imigrantes relacionadas à história do Estado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.