Deputada Bia de Lima propõe criação de rota gastronômica no Estado
A deputada Bia de Lima (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que busca instituir em Goiás uma rota gastronômica. A matéria, que tramita na Casa com n° 12021/24, tem o objetivo de promover, valorizar e divulgar a cultura gastronômica de Goiás, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias goianas. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e está sob a relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).
Segundo o texto, a rota gastronômica será composta por municípios e estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.
A inclusão de municípios e estabelecimentos nesse circuito deverá obedecer ao menos três critérios. São eles: o reconhecimento da qualidade e autenticidade dos pratos e produtos oferecidos; o compromisso com a utilização de ingredientes locais e técnicas tradicionais de preparo; e a capacidade de receber turistas, oferecendo infraestrutura e serviços adequados.
Em justificativa, a parlamentar lembra que Goiás é conhecido por sua culinária única, com pratos típicos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. “Ao instituir a rota gastronômica, buscamos fomentar o turismo gastronômico, incentivando a economia local e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios participantes”.
Bia diz ainda que "o projeto preserva as tradições culinárias, valorizando os produtores e chefs locais e incentivando o uso de ingredientes regionais. A rota será um importante instrumento de promoção da cultura goiana, contribuindo para o fortalecimento da identidade regional e para o desenvolvimento sustentável do turismo em nosso Estado”, conclui.