Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de Dr. George Morais quer tornar obrigatório o exame para detecção precoce do câncer colorretal

02 de Julho de 2024 às 10:40
Crédito: Carlos Costa
Iniciativa de Dr. George Morais quer tornar obrigatório o exame para detecção precoce do câncer colorretal
Deputado Dr. George Morais

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 12306/24, que obriga as unidades da rede pública de saúde do Estado de Goiás a realizarem a prevenção do câncer colorretal por meio do exame FIT - teste imunoquímico para pesquisa de sangue oculto.

Como determina o parlamentar, o exame será oferecido anualmente, de forma gratuita, para todas as pessoas com idade a partir de 50 anos ou para aqueles que, independentemente da idade, apresentem histórico familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco.

Dr. George explica que o câncer colorretal é uma das neoplasias mais comuns e mortais no Brasil e sua detecção precoce é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Além disso, a adoção do exame FIT na rede pública do Estado é uma medida preventiva fundamental que pode salvar muitas vidas

“O diagnóstico precoce permite intervenções mais eficazes, aumentando as taxas de cura e reduzindo a mortalidade por câncer colorretal. A inclusão do exame FIT em campanhas de prevenção incentiva a população a adotar uma postura proativa em relação à sua saúde, promovendo a detecção precoce de outras doenças também”, explica o deputado.

A matéria foi encaminhada a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa (CCJ), onde aguarda parecer do deputado Veter Martins (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.