Iniciativa de Dr. George Morais quer tornar obrigatório o exame para detecção precoce do câncer colorretal
O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 12306/24, que obriga as unidades da rede pública de saúde do Estado de Goiás a realizarem a prevenção do câncer colorretal por meio do exame FIT - teste imunoquímico para pesquisa de sangue oculto.
Como determina o parlamentar, o exame será oferecido anualmente, de forma gratuita, para todas as pessoas com idade a partir de 50 anos ou para aqueles que, independentemente da idade, apresentem histórico familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco.
Dr. George explica que o câncer colorretal é uma das neoplasias mais comuns e mortais no Brasil e sua detecção precoce é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Além disso, a adoção do exame FIT na rede pública do Estado é uma medida preventiva fundamental que pode salvar muitas vidas
“O diagnóstico precoce permite intervenções mais eficazes, aumentando as taxas de cura e reduzindo a mortalidade por câncer colorretal. A inclusão do exame FIT em campanhas de prevenção incentiva a população a adotar uma postura proativa em relação à sua saúde, promovendo a detecção precoce de outras doenças também”, explica o deputado.
A matéria foi encaminhada a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa (CCJ), onde aguarda parecer do deputado Veter Martins (UB).