Secretária de Meio Ambiente afirma que o Governo trabalha junto com municípios para solucionar a questão do lixo
Durante a audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, 13, para discutir a gestão dos resíduos sólidos nos municípios goianos, a secretária Estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, fez uma apresentação para mostrar as ações que o Governo Estadual desenvolve em relação ao tema.
Para a secretária, a audiência mostrou que Goiás se encontra no momento mais importante em relação ao assunto, pois contou com a participação maciça de prefeitos e autoridades. “Agora estamos unidos nesse esforço. É algo complexo porque envolve muitos recursos, mas nós já andamos bastante”, disse.
De acordo com Andréa, o Governo está apoiando todos os prefeitos e prefeitas para que o problema seja solucionado até o fim da atual gestão. Segundo ela, a lei federal pertinente ao assunto foi atualizada em 2020, para atribuir a responsabilidade aos municípios pela área de saneamento, tanto em relação à água e ao esgoto quanto aos resíduos sólidos. “Hoje, nós não temos quem seja o responsável por esse manejo, que não os próprios prefeitos”, assinalou.
Um ponto importante a ser considerado, segundo ela, é a viabilidade econômica de se criar aterros sanitários para tratar os resíduos. “A gente tem que entender que os municípios pequenos não se viabilizam sozinhos, então, nós precisamos do subsídio cruzado, com os municípios maiores bancando os menores. É por isso, que, juntamente com a Assembleia Legislativa, criamos as microrregiões”, frisou.