Ícone alego digital Ícone alego digital

Por ocasião do Dia Nacional do Pastor Evangélico, Assembleia Legislativa faz homenagem a líderes religiosos

14 de Junho de 2024 às 07:01
Crédito: Hellenn Reis
Por ocasião do Dia Nacional do Pastor Evangélico, Assembleia Legislativa faz homenagem a líderes religiosos
Sessão solene em homenagem ao Dia do Pastor

Sessão em homenagem aos líderes religiosos aconteceu na noite dessa quinta-feira, 13, e foi proposta pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL). O parlamentar justificou a homenagem à importância do papel exercido pelos pastores, de cuidadores espirituais, que levam apoio emocional e espiritual aos membros da comunidade, visitando doentes, confortando os enlutados e aconselhando aqueles que enfrentam dificuldades pessoais.

Durante a solenidade, que trouxe ao Plenário Iris Rezende Machado dezenas de integrantes das mais diversas denominações evangélicas, cerca de 280 lideranças religiosas receberam o Certificado do Mérito Legislativo e as Comendas Bispo Abigail Carlos de Almeida e Pastor Albino Gonçalves Boaventura.

Eduardo Prado, que conduziu a sessão, teve ao seu lado, na mesa diretiva, o supervisor regional das Igrejas de Deus no Brasil, bispo Orlando José Figueiredo Neto; o presidente da Igreja de Cristo Ministério Nova Terra, apóstolo Ulysses de Oliveira; o presidente da Igreja de Cristo do Estado de Goiás, pastor Edmar; o apóstolo da Igreja Manaim, Liberato Silveira da Cruz; o coordenador do Ministério Nova Terra, Edmilson Nascimento; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Valdir Ribeiro; e o presidente da Igreja Impactados, pastor Brener Couto.

O deputado foi o primeiro a ocupar a tribuna para discursar. Ele iniciou sua fala revelando os horrores que já presenciou na carreira de delegado, desde o início, quando foi nomeado para atuar na cidade de Alvorada do Norte, anos depois vindo para Goiânia, onde também trabalhou em uma das regiões mais pobres da cidade, passando ainda pela Delegacia de Narcóticos. Ele relatou que, durante esse tempo, viu todo tipo de degradação humana e, por isso, a atuação das igrejas deve ser valorizada. “A participação da nossa igreja na sociedade, na transformação da sociedade e na base da família é muito importante. Nós precisamos estar sempre levando o Evangelho, levando a Palavra de Deus, levando tudo que a gente possa ensinar dentro da sociedade, porque o inimigo sempre vai estar presente. E a participação de vocês, pastores, é fundamental. Vocês representam a transformação de um país, de uma sociedade”.

Eduardo Prado também lembrou que a sua decisão de disputar a eleição para vereador, a princípio, foi a pedido do pai, que havia falecido meses antes, mas que, no momento da decisão final, foi uma mensagem de Deus que o fez prosseguir.

Segundo Prado, ele iniciou a campanha, mas por causa das dificuldades financeiras, havia definido por desistir da candidatura, mas fez uma oração na igreja e colocou a decisão nas mãos de Deus.

Logo após sair do culto, ele encontrou uma senhora desconhecida na rua que o abordou e disse ser missionária e tinha uma mensagem divina para ele. “Ela perguntou para mim: você está pensando em desistir do projeto? E eu respondi que sim, vou desistir de um projeto amanhã. E ela disse: Deus pediu para você não desistir, você disputa uma de 41 cadeiras. Ela disse também: você não precisa nem de homens, nem de dinheiro”.

O deputado ainda citou a importância de reconhecer o trabalho das lideranças religiosas, as quais, segundo ele, atuam em várias frentes. “Temos que nos lembrar das madrugadas em oração, dos sorrisos que encorajam, das mãos estendidas aos necessitados e das palavras de consolo que tanto tem aliviado corações aflitos”.

Na sequência, o grupo de louvor da Igreja Impactados fez uma apresentação musical e, logo após, o bispo Orlando José Figueiredo Neto foi agraciado com a Comenda Bispo Abigail Carlos de Almeida.

Em seu pronunciamento, o bispo ressaltou que se sentia lisonjeado em receber uma honraria que leva o nome de Abigail Carlos de Almeida.

O religioso também agradeceu a relação institucional estabelecida pela igreja que ele representa com o mandato do deputado. O bispo ainda afirmou que a vinda de Eduardo Prado para a Assembleia Legislativa teve um propósito. “Ser um homem honrado, um homem íntegro, um homem que tem a oportunidade de legislar, de fazer boas leis. Leis santas, leis justas, que vão ajudar não somente o povo de Deus, mas a sociedade de uma maneira geral”.  

Na sequência da solenidade, o pastor Marcelo Pereira de Assis recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, discursou em nome dos homenageados.  

Assis pontuou que fazer qualquer trabalho para a obra de Deus é, ao mesmo tempo, um grande privilégio e também uma grande responsabilidade e, por isso, acreditava que a homenagem fazia muito sentido.

O pastor ainda disse que nessa noite de reconhecimento, queria fazer uma oração para que todos que estavam sendo homenageados possam cada vez mais ter um coração capaz de transformar a sociedade. “Nós temos uma missão de vivermos bem o Evangelho, nós temos uma missão de fazermos bem aquilo que nos está proposto, para que o resultado disso seja: ‘servo bom e fiel entra no gozo do teu Senhor’”.

Após a entrega do Certificado aos outros homenageados da noite, o deputado Eduardo Prado pediu que o presidente da Igreja de Cristo Ministério Nova Terra, apóstolo Ulysses de Oliveira, proferisse uma oração para encerrar a sessão. 

A data

O Dia Nacional do Pastor Evangélico foi instituído por meio de projeto de lei parlamentar aprovado na Câmara dos Deputados, em 2017, sendo comemorado anualmente no segundo domingo de junho. A data inicialmente servia para que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores, que, no seu pastorado, serviram a Jesus e abençoaram seu povo. Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a representar o reconhecimento, por parte das igrejas, ao trabalho dedicado de seus obreiros do presente.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.