Bruno Peixoto propõe Título de Cidadania Goiana a ex-ministro do TCU

17 de Junho de 2024 às 15:20

O deputado Bruno Peixoto (UB) apresentou dois projetos de lei, de nº 12972/24 e 12973/24, para conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana a João Augusto Ribeiro Nardes, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), no biênio 2013-2014, e a sua mulher, Renata Andrade Nardes, auditora internacional ambiental e perita judicial ambiental. Os projetos foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para serem distribuídos à relatoria.

João Augusto nasceu em Santo Ângelo (RS). Formado em administração pelas Faculdades Integradas de Santo Ângelo (Fisa) e Fundação Missioneira de Ensino Superior (Fundames), em 1977, também concluiu pós-graduação e mestrado em estratégia do desenvolvimento no Institut Université d’Études, atual Institut de Hautes Études internationales et du Développement, em Genebra, na Suíça.

Nardes já atuou como vereador, deputado estadual e federal, e foi ministro do TCU no biênio 2013-2014, oportunidade em que implementou, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas.

Acumula outras posições de liderança, como a de primeiro presidente, no Brasil, da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), criada há mais de 50 anos, para congregar as entidades de fiscalização superior da América Latina e do Caribe, e, atualmente, é presidente do Comitê de Criação de Capacidades da Olacefs.

Também fundou a Rede Governança Brasil (RGB), um fórum colaborativo, voluntário e qualificado tecnicamente, que trabalha de forma conjunta para disseminar as boas práticas de governança pública.

Renata Andrade é natural de Salvador (BA), formada em ciências jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), pós-graduada em direito ambiental e em docência de nível superior. A homenageada é auditora internacional ambiental e perita judicial, assessora de Relações Internacionais da Câmara de Comércio El Salvador, servidora pública na Prefeitura de Paulínia (SP), desde 2003. Também é assistente parlamentar no Senado Federal, coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Rede Governança Brasil (RGB) e presidente da Rede Climática de Sustentabilidade (RCS).

Agência Assembleia de Notícias