Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Visão da Política entrevista o cientista político Mário Rodrigues Neto sobre as eleições goianas de 2024

17 de Junho de 2024 às 08:30
Crédito: Maykon Cardoso
Programa Visão da Política entrevista o cientista político Mário Rodrigues Neto sobre as eleições goianas de 2024
Entrevista com o cientista político Mário Neto

O Programa Visão da Política, apresentado pela TV Assembleia Legislativa, que está no ar, entrevistou o cientista político Mário Rodrigues Neto, especialista em pesquisas eleitorais. Ele conversou com a apresentadora Monalisa Carneiro sobre o cenário das eleições de 2024 para a escolha dos futuros prefeitos e vereadores dos municípios goianos.

Para o cientista, em relação à escolha para Prefeitura de Goiânia, a expectativa do eleitorado está vinculada com a resolução dos problemas da cidade e o candidato ideal é aquele que consegue transmitir duas qualidades dentro da pauta de costumes: honestidade e competência. Quem conseguir comunicar essa narrativa de forma mais clara e concisa terá mais chances de se eleger.

Nessa linha de raciocínio, ele afirma que o candidato a prefeito competente é aquele que conseguir entregar as soluções para a cidade e souber comunicar suas realizações. Caso contrário, obterá como resultado baixas avaliações populares. “O prefeito tem que ser capaz de entregar e dizer para a população o que está entregando”, afirma. 

Interlocução

Ao ser perguntado se as pessoas pensam no candidato que consegue ou não ter uma boa interlocução com o Governo Estadual, com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a Câmara de Vereadores, se ele vai ser competente para ter diálogo com os demais poderes, o cientista respondeu que essa qualidade impacta pouco, porque é comum, principalmente para os prefeitos de oposição, governarem com o Estado e com o Governo Federal, independentemente de quais sejam suas bandeiras.

Ele também analisou como o eleitorado percebe o valor da atuação dos vereadores. “As pessoas não conseguem avaliar o trabalho dos vereadores e, nos municípios menores, fica naquela coisa dos favores que são trocados”, afirmou, lembrando que a eleição do vereador é mais complicada, porque ele precisa conhecer muito bem o perfil do seu eleitor e, a partir disso, definir suas bandeiras. 

Mário deixou claro que atualmente, seja qual for a eleição, o eleitor não está tão interessado. O cidadão pensa se esse tema impacta a sua vida, se o seu candidato defende a pauta que ele defende, por exemplo com o agro, ele vai estar atento a isso. Então, essa comunicação acaba sendo muito importante, arremata.

Transferência de voto

Com relação à eleição para Prefeitura de Goiânia, existem dois candidatos fortes, uma candidata que conta com o apoio do Governo Federal e outro candidato do Governo Estadual. Na visão do cientista, o impacto da transferência de voto não vai ser tão importante. “Isso não é o que realmente vai fazer diferença no final da campanha.” 

Outro ponto destacado por Neto diz respeito ao perfil do eleitor. “Ele está cansado da polaridade, existem eleitores fiéis, mas a grande maioria está mais cética e não vai comprar a polarização, está mais preocupado com os resultados da próxima gestão e de outras questões que a permeiam”. O cientista político afirma que o eleitor é carente de alguém que resolva os problemas hoje, que consiga mostrar e dar caminhos para o futuro. "Quando a gente avalia isso em pesquisa, boa parte da população, principalmente nas cidades maiores, já se considera uma qualidade obrigatória”, encerra. 

A íntegra da entrevista poderá ser conferida no Programa Visão da Política, na grade de programação da TV Assembleia Legislativa pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.