Em sessão na manhã desta segunda-feira, deputado Delegado Eduardo Prado homenageou pessoas de destaque em Goiás

17 de Junho de 2024 às 11:20
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em homenagem às personalidades destaque de Goiás

O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) realizou, na manhã desta segunda-feira, 17, sessão solene em homenagem a pessoas de destaque do Estado, com entrega de Título de Cidadão Goiano e do Certificado do Mérito Legislativo. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Além do parlamentar, tomaram assento à mesa dos trabalhos os três homenageados com o título de cidadania: o servidor público federal Francisco Edson Lima Torcate; o diretor-presidente do Movimento Mais Brasil, Alessandro Franchin Pizzolatto; e o presidente do Sindicato dos Servidores de Execução Penal do Estado de Goiás, Maxsuell Miranda das Neves. Também tiveram assento à mesa três homenageados com Certificado do Mérito Legislativo: o promotor de justiça da 2ª Promotoria de Anápolis, Rômulo Corrêa de Paula; a delegada Fernanda Simão de Almeida, de São Miguel do Araguaia; e o vereador por Goianira, Júlio César da Silva Oliveira (Pros).

Em seu discurso, Prado afirmou que os homenageados não são apenas nomes, são histórias vivas. "São exemplos de perseverança, de superação e de amor incondicional por este Estado que tanto nos dá. Cada um de vocês, com suas trajetórias únicas, contribuiu para escrever capítulos importantes na história de Goiás. Vocês, com seu trabalho árduo, com suas mãos firmes e corações generosos, ajudaram a moldar a cultura, a economia, a educação e a sociedade goiana. Ao entregar o Título de Cidadania Goiana a personalidades que não nasceram aqui, mas que adotaram esta terra como sua, reconhecemos o impacto profundo e duradouro que vocês tiveram em nossas vidas.”

O legislador enfatizou que os homenageados não apenas escolheram Goiás, mas também foram escolhidos por esta terra acolhedora, que soube reconhecer, em cada um, o espírito de colaboração, de inovação e de solidariedade. Prado finalizou seu discurso dizendo que todos os homenageados contribuem de forma significativa para o Estado e são exemplos não só em Goiás, mas em todo o País.

Em seguida discursou Francisco Edson Lima Torcate. Ele lembrou que chegou a Goiânia há mais de 30 anos e teve o privilégio de estudar em escolas de excelência e ser contemplado com projetos avançados, até que mais tarde se envolveu com a pesquisa e acabou por se tornar rotariano, realizando um sonho antigo. Depois disso, começou a integrar vários projetos que envolvem a comunidade.

“Quem mais se beneficia é quem serve, sou muito agradecido a este Estado que recebeu tão bem a nossa família e agradeço ao deputado, a minha família e a minha esposa”, enfatizou o novo cidadão goiano.

Em seguida, o diretor-presidente do Movimento Mais Brasil, Alessandro Pizzolatto, contou que se mudou para Goiânia em 2002, inicialmente trabalhando na Bradesco Seguros e posteriormente se envolveu com a criação do Movimento Mais Brasil. Ele explicou que o Movimento Mais Brasil hoje beneficia mais de 25 mil pessoas em Goiás e visa suprir lacunas deixadas por empresas de seguros, oferecendo proteção patrimonial acessível à população goiana. "Esse reconhecimento é muito importante para mim e para todos os presentes. Sou paulistano de origem, mas escolhi Goiás para viver."

"Papai"

Na sequência, o servidor da execução penal Maxsuell Miranda agradeceu ao deputado e explicou que o chama de “papai”, porque ele sempre lutou pela criação da Polícia Penal e esteve ao lado da categoria nos momentos mais difíceis. Ele também se dirigiu a sua mãe com gratidão: “Você é a figura que nos criou, sustentou, formou nosso caráter”.

Encerrando sua fala, Miranda fez o compromisso público de continuar honrando o povo goiano e o Estado de Goiás.

Por fim, a delegada Fernanda Simão de Almeida discursou em nome de todos os  homenageados com Certificado do Mérito Legislativo. "É com profunda gratidão que me dirijo a todos vocês nesta manhã tão especial. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás é uma honra que me enche de orgulho e emoção. Agradeço imensamente a esta Casa Legislativa pelo reconhecimento do nosso trabalho. Esse gesto reforça a importância de valorizar cada um dos membros que dedicam sua vida à proteção e ao serviço da sociedade”, declarou.

Agência Assembleia de Notícias