Comissão de Atenção à Pessoa Idosa aprova criação de campanha para orientar sobre golpes na internet
Presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa se reuniu na tarde desta terça-feira, 18, para a apreciação de um projeto e distribuição de outros dois.
O colegiado aprovou o projeto nº 1608/23, de autoria de Wilde Cambão (PSD), que institui campanha com o intuito de orientar idosos acerca de fraudes e golpes praticados pela internet, ligações telefônicas e mensagens recebidas no celular.
De acordo com o texto, além de conscientizar essa parcela da população, a proposta pretende alertar sobre os perigos do envio de dados pessoais e informações bancárias da pessoa idosa via aplicativos de celular ou links enviados por SMS.
“Após a pandemia, o volume de transações no comércio digital cresceu cerca de 80%. Os idosos, por ocorrência do confinamento rigoroso em meio a pandemia, passaram a utilizar de modo constante as plataformas digitais, sendo uma parcela grande e significativa desse incremento do e-commerce e nas operações bancárias eletrônicas”, escreve Cambão na justificativa.
Com o objetivo de criar a Política Estadual de Apadrinhamento Afetivo de Idosos, o deputado Virmondes Crivunel apresentou o processo de nº 3995/23. A proposta foi distribuída à deputada Rosângela Rezende (Agir).
O processo nº 7605/23, que propõe a criação do Selo Empresa Amiga da Pessoa Idosa, também será relatado pela deputada Rosângela Rezende (Agir). A propositura é do deputado Dr. George Morais (PDT).
Ao final do encontro, o parlamentar encerrou os trabalhos do primeiro semestre e convocou outra reunião da comissão para o dia 20 de agosto.