Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento promove o evento "Em Tela", amanhã, no Dia do Cinema Brasileiro

18 de Junho de 2024 às 18:10

Nos dias 19 e 20 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, promoverá o projeto "Em Tela". Em referência ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, o evento reunirá profissionais do segmento audiovisual goiano para sessões de exibição de filmes e bate-papos sobre diferentes etapas da produção cinematográfica. O evento conta com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult).

A programação do projeto inclui a participação dos renomados diretores de cinema Leandro Portoh, Elisa Marques e Isabela Eva, que falarão sobre o trabalho no set de filmagens e apresentarão alguns de seus projetos. Serão exibidos curtas-metragens e um longa, proporcionando ao público uma visão abrangente da produção cinematográfica local. Além disso, o acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que termina no final de semana anterior ao evento, também serão abordados.

Com o objetivo de valorizar a produção regional, incentivar e difundir informações relacionadas ao audiovisual, o "Em Tela" oferecerá a cerca de 200 alunos de três instituições da rede pública, em parceria com a Seduc, a oportunidade de participar das atividades. O evento reforça a importância do cinema como forma de expressões artística e cultural, promovendo a reflexão sobre temas políticos e sociais, contribuindo para a educação cidadã e o fomento da cultura em Goiás.

A atividade será realizada no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, e será aberta ao público. A entrada é limitada ao número de vagas disponíveis e aqueles que desejarem poderão contribuir com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será encaminhado a uma instituição beneficente pelos palestrantes Leandro Portoh e Elisa Marques.

Os palestrantes

Isabela Eva

Atriz, diretora e roteirista, Isabela Eva começou sua carreira no teatro, em Brasília, e estudou na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Dirigiu e escreveu o curta-metragem “Quarto 10”, que contou com Stepan Nercessian e Igor Cotrim no elenco. Entre seus projetos recentes estão três curtas-metragens e o longa "Na Cama com Virgínia", vencedor do Prêmio Sesc Cinex Cinema, na mostra deste ano de "O Amor, a Morte e as Paixões".

Leandro Portoh

Designer, fotógrafo e videomaker, Leandro Portoh dirigiu o vídeo educativo "Max e a Liga da Defesa" e o curta "O Menino Amigo do Vento", homenageado pelo VIII FestCine Goiânia. Recentemente, dirigiu e produziu o curta documental "O Vale Vai Descer", vencedor do troféu de Melhor Curta (júri popular) da Kino Mostra Goiás.

Elisa Marques

Formada em jornalismo pela Missouri Valley College, nos Estados Unidos, Elisa Marques é poeta, escritora, diretora e roteirista. Ao lado de Leandro Portoh, dirigiu o curta "O Vale Vai Descer". Elisa é especialista em escrita de projetos culturais.

Programação completa

19 de junho - quarta-feira

8h30 - Cantos e Encantos: Goiânia (Exibição e bate-papo com Leandro Portoh e Elisa Marques)

Curta-metragem documental |Brasil | 2024 | 25’| classificação: livre;

14 horas - Os acervos videográficos e a preservação histórica e cultural do Estado de Goiás (Bate-papo com Márcia Faleiro, gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto do Livro e Arquivo Histórico da Secult);

15h30 – O cinema e a tridimensão do personagem (Bate-papo com Isabela Eva);

19h30 - Na Cama com Virgínia (Exibição e bate-papo com Isabela Eva)

Longa-metragem | Brasil | 2024 | 78’| classificação: 12 anos;

 

20 de junho - quinta-feira

14 horas - O Fica: Goiás no circuito internacional (Exibição e bate-papo com Eudaldo Guimarães, servidor da Gerência de Fomento ao Audiovisual da Secult);

Curta-metragem documental "Recife de Dentro pra Fora" | Brasil | 1997 | 16’| classificação: livre;

15h30 - Gravando (Exibição, bate-papo com Leandro Portoh e Bárbara Zaniboni, e pocket show de Grazi Maciel)

Minidocumentário | Brasil | 2024 | 10’| classificação: livre.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.