Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem afirma que pauta sobre o aborto é “projeto de defender estuprador”

18 de Junho de 2024 às 16:15

O deputado Mauro Rubem (PT) voltou à tribuna para abordar a pauta do aborto, discutida atualmente no Poder Legislativo federal. Ele iniciou seu posicionamento citando um dado que aponta que 70% dos estupros, no Brasil, acontecem contra menores de 13 anos de idade.

“Estamos enfrentando um populismo de direita, atrasado, que criminaliza uma criança”, argumentou. Ao correlacionar pautas, Rubem criticou a possibilidade de classificar o aborto como “crime hediondo”, classificação essa não atribuída ao crime de pedofilia, segundo ele, pela falta de apoio da bancada da direita. “A pedofilia está vinculada ao estupro, à regressão humana”, comentou.

O deputado fez menção às reações à aprovação, na semana passada, da urgência do projeto de lei antiaborto que tramita na Câmara Federal. “Querem inverter a história. Não. É uma criança, uma menina, geralmente estuprada por alguém próximo, é desse crime que estamos falando [...] Esse é o estuprador”, afirmou.

Na perspectiva do parlamentar, os que apoiam a nova legislação em discussão colocam o problema “no útero de uma criança, e o problema não está aí”, defendeu. A proposta, afirmou o petista, oculta o que se trata de “um crime violento, bárbaro, desumano, que agride uma menina, em geral, até 13, 14 anos – essa é a verdade, esse é o crime”.

O petista voltou a argumentar pelo absurdo que representa a previsão de que a vítima possa ficar presa pelo dobro do tempo do que ficaria o estuprador. “Isso é um populismo baixo, que tem contaminado a política em nosso País. Esse populismo que não acredita em vacina, em ciência, que é contra as liberdades do povo, que não acredita na diversidade e, agora, está travestido de ‘defender a vida’”, argumentou, por fim.

“Estamos falando de relações humanas que precisam ser preservadas e protegidas, não estimular, esconder e proteger estuprador. Esse projeto [de lei] é o projeto de defender estuprador e precisa ser derrotado”, encerrou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.