Legislativo concede Título de Cidadania Goiana ao presidente do Sebrae Goiás. Iniciativa foi de Virmondes Cruvinel
Em sessão solene nessa terça-feira, 18, o Poder Legislativo goiano concedeu o Título de Cidadania Goiana ao diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Na mesma solenidade, o secretário de Estado da Retomada, Cesar Augusto Moura, também foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A iniciativa das homenagens foi do deputado Virmondes Cruvinel (UB).
O ato de reconhecimento aos dois profissionais trouxe à sede do Parlamento goiano diversas lideranças empresariais e políticas e gestores de órgãos do Governo. Entre outras pessoas, prestigiaram o ato o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Goiás, Luiz Alberto de Oliveira, o diretor-geral do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luiz da Silva, e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo.
Na mesa diretiva, o propositor da homenagem conduziu os trabalhos, tendo ao seu lado os dois homenageados da noite, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado (UB), a reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Pereira de Lima, o ex-deputado federal Sandro Mabel, a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adriana de Melo Caiado, e a ex-deputada estadual Rose Cruvinel.
Valor na adversidade
Em seu discurso, Virmondes afirmou que se sentia honrado por celebrar o reconhecimento de dois profissionais que contribuem para o crescimento econômico e empresarial de Goiás. O parlamentar pontuou que são nos momentos difíceis e de adversidades que se conhece o valor real das pessoas. Segundo ele, durante a pandemia de covid-19, em que a população goiana enfrentou graves problemas de saúde, na área social e na economia, os dois homenageados provaram seu valor para Goiás. “Foi com a ajuda deles que o governador Ronaldo Caiado conseguiu se consolidar como um dos gestores mais bem-sucedidos na superação dessa grave crise que nos atingiu.”
Sobre Cesar Moura, Virmondes sublinhou que ele tem sido um pilar na elaboração de estratégias para o crescimento sustentável do Estado. “Sua dedicação e expertise foram fundamentais na gestão de crises em diversos setores, provando ser um líder resiliente e, especialmente, inovador."
Com relação a Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Cruvinel assegurou que o homenageado tem trajetória marcada pela excelência, o que não é diferente no Sebrae Goiás. “Esses dois homens exemplificam o espírito de liderança, dedicaçã e visão, que são essenciais para o crescimento do Estado. Que suas histórias sempre sirvam de inspiração para todos nós, que vivemos na luta no setor produtivo, que estamos do lado de cá, como representantes do setor público.”
Na sequência da solenidade, os dois homenageados receberam as comendas das mãos do deputado Virmondes Cruvinel.
Em seu discurso, César Moura agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa de Goiás, lembrando que todas os projetos da Secretaria de Retomada foram aprovados por unanimidade na Casa. Ele falou do orgulho de ser o terceiro na linha sucessória da sua família a receber a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a exemplo do pai e do avô. “E agora, com muita humildade, estou sendo mais uma vez, na família, homenageado com essa honraria.”
Moura agradeceu à equipe da Secretaria da Retomada. “Esse prêmio é de vocês, sem vocês eu não conseguiria chegar aqui”.
Já Antônio Carlos de Souza Lima Neto ressaltou a importância da concessão da cidadania goiana, mas afirmou que a recebia não como um reconhecimento pessoal, mas, sim, como uma celebração de todas as parcerias e colaborações que o permitiram chegar a esse momento. “Reconheço todas as lideranças que me guiaram até aqui, não cheguei aqui sozinho.”
Lima Neto disse que ser agraciado com o título de cidadania não é apenas um reconhecimento do trabalho e dedicação que desempenhou em prol do Estado, mas também a confirmação do forte vínculo que estabeleceu. “Goiás, com sua rica cultura, história vibrante e um povo acolhedor, conquistou um lugar especial no meu coração. Este Estado é, sem dúvida, exemplo de progresso e inovação, aliado a uma forte tradição e valores culturais. E, com isso, comprometo-me, como cidadão goiano, a continuar trabalhando incansavelmente nos desafios que me são impostos.”
Os homenageados
Antônio Carlos de Souza Lima Neto é natural de Três Corações (MG). Ele iniciou suas atividades profissionais, em Goiás, em 2011, quando integrou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Formando em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), já ocupou o cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás e também de conselheiro na Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Assumiu a superintendência do Sebrae Goiás em 2021.
César Augusto Moura é natural de Goiânia, possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), à época Universidade Estadual de Anápolis (Uniana). Já foi presidente do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás (Fomentar) e secretário de Estado da Cultura.