Representante da Presidência da Assembleia participa da solenidade de abertura do Fórum de Segurança Pública
Na manhã desta quarta-feira, 19, o auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia, foi palco da abertura do Fórum Estadual de Participação Social na Segurança Pública do Estado de Goiás. O evento, coordenado por Luciano Levy, gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), contou com a posse coletiva dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de diversas regiões do Estado. A cerimônia de abertura foi marcada pela posse de conselheiros de 25 áreas integradas de segurança pública, sendo 11 na capital e 14 no interior, abrangendo três conselhos especiais.
Fizeram parte da mesa da solenidade de abertura e posse o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Renato Brum; o diretor Executivo da Presidência da Alego, Rubens Kirsteim Júnior, representando o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB); Gerson Santana, representando o desembargador, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Alberto França; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado López; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja; o coronel Bombeiro Militar Pablo, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Washington Luiz Vaz Júnior; Kelpes Barreto, representando o delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga; o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires Nicolau Nascimento; e o superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito criminal Ricardo Matos da Silva.
Após a formação da mesa, foi feita a leitura da ata de posse, que registrou a reunião dos conselheiros, autoridades civis e militares e representantes da SSP-GO, para um mandato de três anos. Durante a solenidade, João Batista Freitas Júnior, um dos empossados, fez uso da palavra, destacando a importância da interação da sociedade civil com a segurança pública e elogiando a conduta do secretário Renato Brum. Ele enfatizou a relevância do engajamento comunitário na promoção da segurança e agradeceu a oportunidade de contribuir para a segurança do Estado.
Em seguida, o secretário Renato Brum dos Santos destacou a integração das forças de segurança pública estaduais e federais. Ele ressaltou a importância do envolvimento da sociedade organizada através dos Consegs e elogiou o trabalho conjunto das forças de segurança, mencionando a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. "Nada acontece por acaso, ninguém faz nada sozinho. O sucesso do Estado passa pela vertente do nosso governador Ronaldo Caiado, mas também por todos os níveis das forças de segurança, desde o soldado que está na linha de frente", afirmou Brum.
O evento seguiu com a realização de um painel com especialistas em segurança pública, discutindo projetos e captação de recursos para os Consegs e a implementação de políticas públicas de segurança, alinhadas com os objetivos do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás e os novos atos normativos estabelecidos pelo Decreto N° 10.431, de 29 de março de 2024.
Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o coronel Evenir da Silva Franco Júnior, superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP-GO, destacou a importância da solenidade e o objetivo de orientar os presidentes dos Consegs na captação de recursos de forma legal e organizada. "A captação de recursos é fundamental para equipar as forças de segurança pública, garantindo que possam trabalhar com excelência em prol da população", afirmou.
O Fórum Estadual de Participação Social na Segurança Pública seguiu com a programação, reunindo líderes comunitários, membros das forças de segurança, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, estudantes, pesquisadores e entidades parceiras.