Religiosos e ativistas ambientais são homenageados, pelo Parlamento, nesta sexta-feira, 21
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá, nesta sexta-feira, 21, duas sessões solenes extraordinárias, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Comenda Washington Novaes. Uma das sessões, itinerante, será em Jataí, às 10 horas, proposta pela deputada Bia de Lima (PT). A segunda ocorrerá, às 19 horas, no Plenário Iris Rezende, da Casa de Leis, por autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL).
Na solenidade a ser realizada no Palácio Maguito Vilela, serão homenageados pastores e líderes religiosos como parte das celebrações pelo Dia Nacional do Pastor Evangélico, comemorado no segundo domingo de junho.
A data servia, inicialmente, para que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores, que, no seu pastorado, serviram a Jesus e abençoaram seu povo. Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a representar o reconhecimento, por parte das igrejas, do trabalho dedicado de seus obreiros do presente.
Martins pontua a importância dos líderes religiosos, responsáveis, segundo ele, por ajudar a guiar os fiéis por meio dos ensinamentos bíblicos, além de oferecer apoio emocional e espiritual aos membros da comunidade, visitando doentes, confortando os enlutados e aconselhando aqueles que enfrentam dificuldades pessoais.
Sessão solene itinerante
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Câmara Municipal de Jataí, no Sudoeste goiano, receberá sessão solene itinerante, nesta sexta. Na ocasião, Bia de Lima entregará a Comenda Washington Novaes a Binômino Costa Lima, o seu Meco. Ambientalista, fazendeiro e criador de equinos, ele é também escritor e membro da Academia de Letras do município e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
A honraria a ser concedida foi criada pela Assembleia Legislativa, no ano passado, para homenagear pessoas e instituições que trabalham em defesa do meio ambiente. “Fizemos a sessão solene na Alego. Infelizmente, o seu Meco não pôde estar presente para receber o tributo. Então, vamos aproveitar a oportunidade e entregar a ele, que tem uma voz forte na defesa do nosso Cerrado, a Comenda Washington Novaes”, informa Bia.
Durante a solenidade, personalidades da região que dedicam suas vidas na luta pela proteção do Cerrado, preservação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável serão agraciadas com o Certificado de Mérito Legislativo.
“Queremos enaltecer a importância do trabalho dos ambientalistas que atuam na região, incentivando-os a continuar suas ações em prol do nosso Cerrado e do meio ambiente, no geral. Também queremos promover a educação ambiental entre a população e fomentar o debate sobre as questões pertinentes, reunindo autoridades, especialistas e a comunidade para discutir estratégias e soluções para os desafios ambientais atuais”, afirma.
Demais homenageados na sessão itinerante
Aluísio Rodrigues Cabral - turismólogo e funcionário do Parque Nacional das Emas;
Álvaro Fernando de Angelis;
Amanda de Oliveira Costa - jornalista, fotógrafa e produtora do documentário “Sobre a Cabeça, os Aviões”;
Ângela Maria dos Santos Morais - coordenadora do Centro Comunidade Quilombola de Cedros;
Ênio Rodovalho dos Santos - membro do Conselho do Meio Ambiente e Diretor Financeiro da Ama Rio;
Fausto Rodrigues Borges - jornalista, fotógrafo e produtor do documentário “Sobre A Cabeça, Os Aviões”;
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas - professora aposentada do IF, Campus Jataí;
Izaltino Gonçalves Guimarães Júnior - fotógrafo do meio ambiente;
Júnio César Ferreira Silva - professor doutor em geografia;
Luiz Carlos Pereira Borges - geógrafo;
Marco Antônio Gomes de Carvalho - representante da Sociedade Ecológica Porto das Antas;
Marcos Francisco Cabral - gestor ambiental e coordenador do Projeto de Águas do Ribeirão João Leite e produtor de Águas do Tocantinzinho, em Alto Paraíso de Goiás;
Mônica Rodrigues Ferreira Machado - professora adjunta da UFJ;
Norma Rezende Carvalho - paisagista, aposentada e bacharel em biologia;
Oneida Martins Barbosa - aposentada;
Ozório Rodrigues de Moraes - aposentado e cineasta;
Públio Carvalho de Assis - engenheiro químico;
Renato Sanchez - Indigenista da Funai, arquiteto, urbanista e ambientalista;
Ulysses Gusmão de Oliveira - professor e biólogo;
Weiva Teodora de Souza Nogueira - geógrafa e gestora ambiental.