Assembleia Legislativa sedia, amanhã, o lançamento do Fórum em Defesa da Desburocratização
A Assembleia Legislativa de Goiás sediará o lançamento do Fórum Goiano da Desburocratização, nesta sexta-feira, 21 de junho, às 10 horas, na sala das comissões. A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (UB), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.
Segundo ele, o fórum visa a analisar o ambiente institucional, debater e fortalecer políticas para simplificar processos, reduzir a burocracia e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Estado.
“O evento surge como uma parceria entre a Frente do Empreendedorismo, Governo, entidades do setor produtivo e quem estiver interesse em participar”, disse o deputado. Ele cita, entre os convidados, representantes da OAB, Sistema S, FIEG, Fecomércio e Acieg.
O fórum fará, nessa primeira reunião, o lançamento de um e-book sobre o tema. Em seu conteúdo, a publicação cita que a dificuldade de respostas rápidas, o acesso limitado à tecnologia para serviços online e a morosidade nos processos administrativos são obstáculos que o fórum busca superar.
Entre os benefícios da desburocratização, o e-book elenca a redução de custos operacionais, a atração de investimentos, coesão social, estímulo à inovação e melhoria na relação cidadão-estado. “O cidadão precisa ter acesso mais rápido e eficiente aos serviços públicos”, ressalta Virmondes.
Segundo o deputado, o Fórum Goiano da Desburocratização visa não apenas a simplificar processos, mas também a aproximar a administração pública das necessidades da população.
Além disso, continua Virmondes, a otimização dos serviços públicos pode impulsionar o surgimento de startups e fortalecer o empreendedorismo local.
“Com um ambiente empresarial atrativo, Goiás se consolida como um Estado eficiente, responsivo e favorável aos negócios. Empresários e cidadãos goianos serão os principais beneficiados por essa iniciativa”, conclui.