Dr. George Morais assina medidas para ampliar o cuidado com vulneráveis e impulsionar o turismo
O deputado Dr. George Morais (PDT) protocolou dois projetos de lei que contemplam as áreas social e de turismo, os quais aguardam deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
O primeiro (nº 13488/24) institui a Política Pública do Cuidado, relacionada à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, para assegurar direitos e garantias à dignidade de todos os cidadãos goianos, especialmente àqueles que dependem de cuidados especiais.
Atualmente, de acordo com a justificativa da proposta, a taxa de fecundidade e mortalidade estão em queda no Brasil, provocando um aumento significativo da população idosa. Com isso, cresce a necessidade de cuidar das pessoas que sofrem de doenças crônicas e deficiências, e de ações concretas para incrementar a formação dos familiares e profissionais para o cuidado dessas pessoas.
A criação do Comitê Gestor tem como objetivo estreitar a articulação entre diferentes setores do Governo Estadual e da sociedade civil, garantindo atendimento integrado e eficiente, além de garantir a sustentabilidade das iniciativas.
Já a matéria n° 13489/24 quer reconhecer o município de Alto Paraíso como a Capital dos Óvnis do Estado de Goiás. São inúmeros os relatos de objetos voadores não identificados (Óvnis), que atraem estudiosos, ufólogos e curiosos de várias partes do mundo. O fenômeno é responsável pelo turismo na região, o chamado turismo-ufológico, o qual promove a realização de eventos, conferências e tours temáticos, gerando emprego e renda para os moradores locais e fomentando a economia do município.
A intenção do parlamentar é justamente oficializar a imagem da cidade para torná-la reconhecida nacional e internacionalmente como sendo a capital de acesso para atividades ufológicas.
Como argumento para a aprovação do projeto, Morais informa que Alto Paraíso tem rica biodiversidade, beleza natural e singularidade geográfica, conta com mais de 120 cachoeiras catalogadas e com vasta área para a prática do ecoturismo, sem falar na atmosfera mística da região, onde pessoas buscam pela evolução espiritual. A cidade também é reconhecida por sua população hospitaleira e tem aproximadamente 3.500 leitos distribuídos em hotéis, pousadas e áreas para campings.