Parlamento poderá reconhecer a cultura do boteco como patrimônio de Goiás
O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 13633/24, de sua autoria, que reconhece a cultura de boteco como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás.
Segundo Mauro, a proposta de reconhecimento da cultura de boteco é um passo significativo para a valorização e preservação de uma prática que faz parte do cotidiano e da identidade dos goianos.
“A cultura de boteco em Goiás se destaca pela sua diversidade e autenticidade. Esses estabelecimentos são pontos de encontro que refletem a história, a gastronomia, a música e as tradições locais” destaca na matéria.
O parlamentar lembra ainda que nos botecos são servidos pratos típicos que representam a culinária regional, como a “jantinha” e tantos outros, que são parte integrante da nossa herança cultural.
“Reconhecer a cultura de boteco como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás é uma forma de proteger e incentivar essas práticas, garantindo que as futuras gerações possam conhecer e vivenciar esses aspectos singulares da nossa cultura. Tal reconhecimento também fortalece o turismo cultural e gastronômico, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização dos empreendedores locais” pontua Mauro Rubem.
O projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuída para a relatoria de um colega deputado.