Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem defende criação de fundo para financiar esterilização de cães e gatos

17 de Julho de 2024 às 12:47

O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei 13635/24, cujo objetivo é criar o Fundo Estadual de Controle da Reprodução de Cães e Gatos, destinado a viabilizar a execução das ações previstas na Lei nº 17.767, de 10 de setembro de 2012.

De acordo com o texto da proposta, o fundo será gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e financiado pelas seguintes receitas: dotações orçamentárias do Estado de Goiás; transferências do Governo Federal e de municípios; doações de pessoas físicas e jurídicas, nacionais e internacionais, e receitas provenientes de convênios, acordos e contratos firmados com entidades públicas ou privadas.

Mauro Rubem explica que a Lei nº 17.767, de 10 de setembro de 2012, estabeleceu diretrizes importantes para o controle da reprodução de cães e gatos em Goiás, visando ao bem-estar dos animais e à saúde pública. “Entretanto, a plena execução dessa lei tem sido comprometida pela falta de recursos financeiros específicos e contínuos que garantam a implementação das ações necessárias”, aponta o parlamentar.

Segundo o projeto, explica o deputado, o fundo proporcionará uma fonte estável e transparente de recursos, que permitirá o planejamento e a execução de campanhas de esterilização em larga escala, programas educativos sobre posse responsável, apoio a abrigos e organizações de proteção animal, além de pesquisas que contribuam para a compreensão e solução dos desafios relacionados à população de cães e gatos.

“A importância de controlar a reprodução de cães e gatos vai além da proteção dos animais. Trata-se de uma questão de saúde pública, pois a superpopulação de animais pode contribuir para a disseminação de zoonoses, causar acidentes e aumentar o número de animais abandonados nas ruas, gerando problemas sociais e ambientais” pontua Mauro.

O projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde aguarda conclusão do relatório por parte do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.