Mostra "Em Tela", em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, é encerrada, com exibição de filmes e palestras

20 de Junho de 2024 às 18:45
Crédito: Hellenn Reis
O Fica: Goiás no circuito internacional. Exibição e bate-papo com Eudaldo Guimarães

A programação do último dia da mostra “Em Tela: Uma comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro" foi concluída nesta quinta-feira, 20, no auditório 2 da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com a exibição de curtas e conversas com profissionais do audiovisual. O evento foi promovido pela Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e contou com a participação de estudantes da rede estadual de ensino.

O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na data de hoje, como forma de valorizar a produção regional, além de incentivar e difundir informações relacionadas ao audiovisual, bem como proporcionar o acesso dos estudantes à cultura. Por meio da parceria com a Seduc, cerca de 200 alunos de três instituições da rede pública participaram das atividades.

Encerramento

Primeiro foi realizado o evento “O Fica: Goiás no circuito internacional”, que teve a exibição do curta “Recife de dentro pra fora”, de Katia Mesel, e um bate-papo com Eudaldo Guimarães, servidor da Gerência de Fomento ao Audiovisual da Secult.

Logo após, foi exibido o curta “Gravando”, de Leandro Portoh, que juntamente com Bárbara Zaniboni, participou de um bate-papo com a plateia, que contava com a presença de alunos do CEPI Pré-Universitário. O encerramento aconteceu com um pocket show da cantora Grazi Maciel, acompanhada no violão por Bárbara.

Segundo o diretor de Cultura, Esportes e Lazer da Alego, Juliano Santana, o resultado foi tão positivo que a intenção é realizar a mostra todos os anos. Para ele, o evento permitiu a conexão do Poder Legislativo com a sociedade, especialmente com o público jovem, representado por alunos da rede pública estadual de educação. “Foi realmente um sucesso, com exibição de curtas, longas e música. A expectativa nossa é que essa seja a primeira edição e passe a integrar o calendário oficial da Casa”, salientou.

Esta é também a expectativa da produtora do documentário “Gravando”, Elisa Marques, pois, para ela, é um grande incentivo à cultura e à formação de estudantes. “O evento reúne produtores culturais independentes e estudantes aqui na Assembleia, e isso para a gente é muito importante, pois o futuro são esses estudantes. É um apoio a mais para fomentar talvez um futuro cantor, um músico, um cineasta. Então, acho que o evento deveria ser anual”.

Juliano Santana destacou a importância das parcerias com as Secretarias de Educação e de Cultura e o apoio do presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), que, segundo ele, sempre procura coloborar com iniciativas culturais.

Abertura

Na manhã de ontem, durante a programação de abertura do festival, os estudantes do ensino médio do Colégio Lyceu de Goiânia assistiram à exibição do curta-metragem "Cantos e Encantos: Goiânia" e participaram de um bate-papo com os produtores da obra, Leandro Portoh e Elisa Marques. O roteiro do documentário aborda lugares tradicionais e pitorescos de Goiânia e o contexto por trás do sucesso do empreendimento, seja nos fortes laços com a família ou pelo clima descontraído e acolhedor da juventude.

A visita foi acompanhada por professores do Colégio Lyceu e pelo coordenador de Juventude da Seduc, Wemerson Vieira, que elogiou a iniciativa do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), em apoiar a realização da mostra.

Já no período da tarde, a gerente de museus da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, falou sobre preservação histórica e cultural e sobre o acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) e do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), com a presença de alunos do Centro De Ensino Em Período Integral (Cepi) Irmã Gabriela.

A atriz, diretora e roteirista Isabela Eva participou de um bate papo sobre cinema e a tridimensão do personagem. Às 19h30, foi exibido o longa-metragem “Na Cama com Virgínia” (2024), da artista, que, novamente, participou de uma conversa com a plateia.

Agência Assembleia de Notícias