Em sessão itinerante em Jataí, Bia de Lima presta homenagem a ambientalistas do Sudoeste goiano
Na manhã desta sexta-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Jataí foi palco de uma sessão solene itinerante dedicada à preservação do meio ambiente. O evento, organizado pela deputada Bia de Lima (PT), celebrou personalidades e iniciativas que se destacaram na defesa e promoção da sustentabilidade. Na solenidade, ocorreu a entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Comenda Washington Novaes.
Além de Bia de Lima, compuseram a mesa: o delegado estadual de Repressão à Crimes Contra o Meio Ambiente, Luziano de Carvalho; a presidente do Sintego de Jataí, Flomar Ambrosina; a especialista em literatura brasileira Andreane Miyahara; o cineasta autodidata Ozório Rodrigues; e o ambientalista, escritor e membro da Academia de Letras de Jataí e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Binomio da Costa Lima.
Na abertura da cerimônia, a deputada destacou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho desde 1974, uma data crucial para conscientização global sobre a preservação ambiental. Ela ressaltou a responsabilidade coletiva na defesa do Cerrado, ecoando o compromisso compartilhado por todos os presentes em diminuir os impactos negativos e proteger este ecossistema vital.
Responsabilidade de todos
“Nós estamos homenageando homens e mulheres de todo o Sudoeste goiano. Defender nosso Cerrado é uma responsabilidade de todos. Eu espero que a gente possa diminuir os impactos e a agressão ao meio ambiente e especialmente ao Cerrado”, discorreu a parlamentar.
Foi marcada pela emoção a entrega da Comenda Washington Novaes a Binomio, conhecido como seu Meco. O ambientalista e educador foi reconhecido por sua luta pela conservação ambiental, destacando-se na conquista do campus da Universidade Federal de Goiás em Jataí. Em seu agradecimento, ele relembrou as batalhas travadas ao longo dos anos, incluindo a doação de sua própria fazenda para a construção de um centro de pesquisa, demonstrando um compromisso de vida com a educação e o meio ambiente.
“O que eu já fiz foi uma batalha muito grande pela educação. A gente trouxe um centro de pesquisa para cá é isso dependeu de uma doação de uma fazenda minha para a construção. Eu sempre participei dos movimentos e me sinto muito congratulado pela homenagem”, afirmou seu Meco.
Defensor da preservação ambiental, o delegado Luziano falou de seu trabalho. Contou que, ao ingressar na área ambiental, teve como prioridade a prevenção e a educação. Disse que se comunicou de forma clara com os produtores rurais, especialmente no contexto da preservação do Cerrado e das nascentes de preservação permanente. Luziano ressaltou a necessidade crucial de se manter um equilíbrio entre produção e conservação ambiental, garantindo que a natureza seja sempre preservada.
“Nós temos que priorizar a prevenção e a educação. Tendo uma linguagem muita clara, técnica, científica com os produtores rurais, principalmente no sentido de preservar o Cerrado e as nascentes de preservação permanente. Nós temos, sim, que ter uma produção, mas sempre preservar a natureza”, enfatizou o delegado.
Ao final do evento, Bia de Lima entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 27 pessoas engajadas na defesa do meio ambiente. “Agora, nosso próximo desafio é engajar os jovens na proteção do nosso patrimônio ambiental, garantindo um futuro sustentável para todos”, finalizou.