Ícone alego digital Ícone alego digital

Em sessão itinerante em Jataí, Bia de Lima presta homenagem a ambientalistas do Sudoeste goiano

21 de Junho de 2024 às 12:20
Crédito: Sérgio Rocha
Em sessão itinerante em Jataí, Bia de Lima presta homenagem a ambientalistas do Sudoeste goiano
Jataí sedia sessão itinerante em homenagem a ambientalistas

Na manhã desta sexta-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Jataí foi palco de uma sessão solene itinerante dedicada à preservação do meio ambiente. O evento, organizado pela deputada Bia de Lima (PT), celebrou personalidades e iniciativas que se destacaram na defesa e promoção da sustentabilidade. Na solenidade, ocorreu a entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Comenda Washington Novaes.

Além de Bia de Lima, compuseram a mesa: o delegado estadual de Repressão à Crimes Contra o Meio Ambiente, Luziano de Carvalho; a presidente do Sintego de Jataí, Flomar Ambrosina; a especialista em literatura brasileira Andreane Miyahara; o cineasta autodidata Ozório Rodrigues; e o ambientalista, escritor e membro da Academia de Letras de Jataí e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Binomio da Costa Lima.

Na abertura da cerimônia, a deputada destacou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho desde 1974, uma data crucial para conscientização global sobre a preservação ambiental. Ela ressaltou a responsabilidade coletiva na defesa do Cerrado, ecoando o compromisso compartilhado por todos os presentes em diminuir os impactos negativos e proteger este ecossistema vital.

Responsabilidade de todos

“Nós estamos homenageando homens e mulheres de todo o Sudoeste goiano. Defender nosso Cerrado é uma responsabilidade de todos. Eu espero que a gente possa diminuir os impactos e a agressão ao meio ambiente e especialmente ao Cerrado”, discorreu a parlamentar.

Foi marcada pela emoção a entrega da Comenda Washington Novaes a Binomio, conhecido como seu Meco. O ambientalista e educador foi reconhecido por sua luta pela conservação ambiental, destacando-se na conquista do campus da Universidade Federal de Goiás em Jataí. Em seu agradecimento, ele relembrou as batalhas travadas ao longo dos anos, incluindo a doação de sua própria fazenda para a construção de um centro de pesquisa, demonstrando um compromisso de vida com a educação e o meio ambiente.

“O que eu já fiz foi uma batalha muito grande pela educação. A gente trouxe um centro de pesquisa para cá é isso dependeu de uma doação de uma fazenda minha para a construção. Eu sempre participei dos movimentos e me sinto muito congratulado pela homenagem”, afirmou seu Meco.

Defensor da preservação ambiental, o delegado Luziano falou de seu trabalho. Contou que, ao ingressar na área ambiental, teve como prioridade a prevenção e a educação. Disse que se comunicou de forma clara com os produtores rurais, especialmente no contexto da preservação do Cerrado e das nascentes de preservação permanente. Luziano ressaltou a necessidade crucial de se manter um equilíbrio entre produção e conservação ambiental, garantindo que a natureza seja sempre preservada.

“Nós temos que priorizar a prevenção e  a educação. Tendo uma linguagem muita clara, técnica, científica com os produtores rurais, principalmente no sentido de preservar o Cerrado e as nascentes de preservação permanente. Nós temos, sim, que ter uma produção, mas sempre preservar a natureza”, enfatizou o delegado.

Ao final do evento, Bia de Lima entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 27 pessoas engajadas na defesa do meio ambiente. “Agora, nosso próximo desafio é engajar os jovens na proteção do nosso patrimônio ambiental, garantindo um futuro sustentável para todos”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.