Ícone alego digital Ícone alego digital

André do Premium sugere criação de grupos de apoio para adultos autistas nas unidades de saúde públicas estaduais

24 de Junho de 2024 às 16:15
André do Premium sugere criação de grupos de apoio para adultos autistas nas unidades de saúde públicas estaduais

O deputado André do Premium (Avante), por meio do projeto de lei nº 13745/24, pretende criar grupos de apoio para adultos com transtorno do espectro autista (TEA) nos equipamentos de saúde mental, no Estado de Goiás.

Segundo a proposta, são considerados equipamentos de saúde mental as unidades de saúde públicas estaduais que oferecem serviços de saúde mental, incluindo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios de saúde mental e hospitais psiquiátricos.

De acordo com o texto do projeto, cada grupo deve ser composto por, no máximo, 15 participantes e as reuniões devem ocorrer, no mínimo, de 15 em 15 dias. Os grupos de apoio devem ser coordenados por profissionais de saúde mental qualificados, incluindo psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.

Em justificativa, o parlamentar aponta que o objetivo da proposta é garantir a inclusão e o suporte adequado a adultos autistas. “A criação de grupos de apoio em equipamentos de saúde mental estaduais proporcionará um espaço de acolhimento e desenvolvimento, fundamental para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

André do Premium ressalta ainda que a medida auxiliará a comunidade em geral. “A capacitação dos profissionais de saúde e a promoção de parcerias estratégicas reforçarão a rede de apoio disponível, beneficiando não apenas os autistas, mas também suas famílias e a sociedade como um todo”.

O processo será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, caso seja aprovado no colegiado, seguirá para votação em Plenário.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.