Jamil Calife reivindica título de Capital da Avicultura a Pires do Rio
De autoria do deputado Jamil Calife (PP), o projeto de lei nº 13751/24 começou a tramitar na Casa de Leis, com a proposta de conferir ao município de Pires do Rio o título de Capital Estadual da Avicultura, atividade em rápido crescimento no mercado nacional e mundial, com uma elevada produção avícola que potencializa o mercado dos produtos alimentícios. A matéria será encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
No projeto, é informado que o Brasil produz cerca de 13,845 milhões de toneladas de frango ao ano e que, além disso, o relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2021 mostra que o País é o maior exportador do mundo, com 4,231 milhões de toneladas. Goiás, que está entre os grandes produtores do País, consome apenas cerca de 30% do que produz, sendo que os outros 70% vão para outros estados.
“A respeito de Pires do Rio, com sua população de 31.686 habitantes, vale ressaltar que o município está há mais de 30 anos desenvolvendo atividade avícola em seu território, promovendo cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, além de atrair oportunidades de negócios e de renda para a população, tendo instalado em seu município um modelo de integração vertical 2”, afirma Jamil Calife em suas justificativas.
O texto traz ainda que, atualmente, em um recorte de 110 produtores de frango integrados, 48 produtores estão no município de Pires do Rio. Esses 48 produtores chegam a contar com incubatórios em que cerca de 130 milhões de pintinhos nascem por ano, o que representa 4 mil vezes a população do município. A cidade comporta frigoríficos com capacidade total de abate para 500 mil aves por dia, o que equivale a 1,1 milhão de quilos de carne (2,2 kg em média).
Segundo Calife, o título irá realçar a indústria local, sendo um reconhecimento público que destaca e amplia a sua importância e seu valor econômico, já atribuído informalmente ao município por todos os segmentos especializados que tratam do tema, dentro e fora do Estado de Goiás. A medida irá, portanto, estimular potenciais parcerias comerciais e desenvolvendo o turismo.
Para o deputado, conferir o título a Pires do Rio não apenas vai reconhecer sua importância nacional na produção avícola, como também destacar seu potencial como destino turístico e cultural diversificado. “Essa medida não só valoriza a identidade única de Pires do Rio, mas também promove o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico da região, consolidando-a como um centro de excelência tanto na indústria quanto no turismo.”