Parlamentares destacam importância da Comenda Cavalhadas de Goiás para a cultura goiana

24 de Junho de 2024 às 10:20

Durante a sessão solene de entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) contou sobre a o surgimento da Comenda.

“Estávamos eu, Coronel Adailton e o Lineu e naquele momento, o Lineu comentou que essa tradição é muito antiga e que muitos historiadores colocam o Padre Silvestre como o primeiro organizador. E esses homens e mulheres, que mantém essa tradição viva até hoje, arcam com todos os custos, com os cuidados com os cavalos e essas pessoas precisam ser homenageadas. Então, o deputado Lineu sugeriu a criação da comenda Padre Silveiro e eu aceitei, pois são esses homens e mulheres que mantém viva nossa cultura. Quero parabenizar cada um de vocês e podem contar com a Assembleia Legislativa”, declarou Bruno.

Após a fala do presidente, o deputado Lineu Olimpio subiu à tribuna para proferir seu discurso. Na ocasião, ele agradeceu ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB),  pela sensibilidade nas causas e demandas apresentadas pelos parlamentares.

O legislador destacou, ainda, o crescimento das Cavalhadas fomentado pela Secretaria Estadual de Cultura. “No início eram sete, depois foram nove, 13 e finalizamos esse ano com 15 cavalhadas.  15 cidades que foram resgatadas pelo circuito goiano de cavalhadas para a representação e apresentação dessa festa folclórica no Estado de Goiás”, apontaram. O legislador também parabenizou o padre Edmilson, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, sobretudo pela condução da festa e na compreensão popular da junção entre folclore e religião.

“É com grande satisfação que nós homenageamos as pessoas que contribuíram para o circuito das cavalhadas aqui em Goiás. Uma manifestação cultural significativa que faz parte do circuito de festa do Estado. Originadas na representação das batalhas mediáveis entre Mouros e Cristãos, elas demostram habilidade e coragem e a celebração da fé, a luta da bem e do mal e o amor ao próximo. Essas festas mantém viva a tradição nas comunidades goianas.”

Olimpio destacou que a o nome da comenda homenageia o padre Silvestre, sobretudo por sua paixão às cavalhadas, a sua contribuição como único goiano a participar da primeira constituinte brasileira. “Assim, é mais que apropriado que ele esteja recebendo essa comenda, a honraria em relação ao seu nome, permutando sua memória e seus valores”. Por fim, o deputado agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado pelo empenho em valorizar a cultura goiana. De igual modo, ele parabenizou às secretarias da Retomada e da Cultura pelas atividades desempenhadas em todo o território goiano.

Agência Assembleia de Notícias