Ícone alego digital Ícone alego digital

Comitê de Compliance da Assembleia realiza terceira reunião, nesta 4ª-feira, 26

25 de Junho de 2024 às 14:20

O Comitê Central de Compliance da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) tem encontro marcado, nesta quarta-feira, 26, para avançar nas decisões sobre o combate à corrupção, por meio da estruturação administrativa e prevenção de riscos. O colegiado, de caráter deliberativo e permanente na Casa de Leis, é integrado pelas diretorias e secretarias correlacionadas ao tema. A reunião acontecerá na sala da Assessoria Técnica de Compliance, nº 101, no bloco C do Palácio Maguito Vilela.

O compliance institucional atua na organização de mecanismos de conformidade, orientado por princípios, como a supremacia do interesse público, ética e transparência.

Trata-se do terceiro encontro do colegiado e serão apresentadas as ações já realizadas e as etapas em desenvolvimento para a implementação do Programa de Compliance (PCP) na Alego. Na atual etapa, está em pauta a identificação dos riscos administrativos, concernentes a diretorias e seções específicas. Na oportunidade, as definições e documentações elaboradas devem ser validadas pelo comitê, a fim de integrarem, formalmente, o escopo para a análise de riscos.

Com os avanços no compliance da Alego, o colegiado obtém mais ferramentas para um correto diagnóstico administrativo. O comitê, ao ponderar a efetividade dos controles existentes e a necessidade de novos controles, é capaz de fornecer uma resposta de gestão adequada ao risco previamente definido, avançando, por consequência, na consolidação da integridade institucional do Poder Legislativo goiano.

Programa na Alego

O PCP da Alego é definido no Decreto nº 3548/23, que estabelece o compliance como o conjunto de procedimentos, regras e estruturas que visam a garantir conformidade com padrões morais, legais e de gestão, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos, e a preservar a integridade nas ações da administração e dos servidores, bem como a assegurar a satisfação dos cidadãos.

O Comitê Central de Compliance é um colegiado de caráter deliberativo e permanente, para questões relativas ao PC, composto por 21 dirigentes e membros da administração da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.