Capitão do Corpo de Bombeiros destaca técnicas de segurança nos sistemas fotovoltaicos
Durante palestra ministrada na reunião do Fórum Energético, em andamento na manhã desta quarta-feira, 26, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Anderson Araújo da Costa, apresentou diretrizes importantes para a garantia da segurança em sistemas fotovoltaicos no Estado. As orientações integram a Norma Técnica nº 44/2023, em vigor desde novembro passado e que trata da prevenção contra incêndio e pânico em edificações ou locais de risco equipados com energia solar.
"O Estado de Goiás foi o terceiro a adotar esse tipo de norma, ficando atrás apenas Mato Grosso e Minas Gerais. A diretriz contribui para aumentar a segurança tanto de moradores quanto profissionais do ramo, incluindo bombeiros. Ela é obrigatória para edificações em todo o território goiano e recomendada a sua aplicação em habitações residenciais".
O capitão informou ainda que a instalação dos itens de segurança e manutenção é de responsabilidade do proprietários ou responsáveis pelo uso da área considerada de risco. O certificado dos bombeiros tem validade de um ano e a fiscalização pode ser acionada por denúncia dirigidas à corporação. A norma vale tantos para sistemas novos quanto já em funcionamento.