Ícone alego digital Ícone alego digital

Capitão do Corpo de Bombeiros destaca técnicas de segurança nos sistemas fotovoltaicos

26 de Junho de 2024 às 10:45

Durante palestra ministrada na reunião do Fórum Energético, em andamento na manhã desta quarta-feira, 26, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Anderson Araújo da Costa, apresentou diretrizes  importantes para a garantia da segurança em sistemas fotovoltaicos no Estado. As orientações integram a Norma Técnica nº 44/2023, em vigor desde novembro passado e que trata da prevenção contra incêndio e pânico em edificações ou locais de risco equipados com energia solar.

"O Estado de Goiás foi o terceiro a adotar esse tipo de norma, ficando atrás apenas Mato Grosso e Minas Gerais. A diretriz contribui para aumentar a segurança tanto de moradores quanto profissionais do ramo, incluindo bombeiros. Ela é obrigatória para edificações em todo o território goiano e recomendada a sua aplicação em habitações residenciais".

O capitão informou ainda que a instalação dos itens de segurança e manutenção é de responsabilidade do proprietários ou responsáveis pelo uso da área considerada de risco. O certificado dos bombeiros tem validade de um ano e a fiscalização pode ser acionada por denúncia dirigidas à corporação. A norma vale tantos para sistemas novos quanto já em funcionamento. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.