Na tribuna, Bia de Lima antecipa voto favorável ao plano de carreira dos professores da UEG
Ao subir à tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 26, Bia de Lima discutiu o projeto de que trata o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ela afirmou que a matéria era muito aguardada pelos parlamentares que reconhecem a instituição de ensino superior.
A legisladora ainda lembrou que, na Casa de Leis, há uma luta coletiva de muitos deputados, encampada pela Frente Parlamentar em Defesa da UEG e também pelo líder do Governo, Talles Barreto, no sentido de viabilizar o plano.
Segundo Bia de Lima, por ocasião da sessão solene em homenagem aos 25 anos da universidade, realizada pelo Poder Legislativo, na manhã de hoje, ela fez questão de deixar claro o esforço que os parlamentares têm feito para implementar um plano de carreira que possa valorizar o trabalho dos docentes.
A deputada ainda afirmou que a aprovação do plano de carreira é a oportunidade de resolver uma situação grave na universidade, em que os professores com mestrado e doutorado não conseguiam progressão na carreira.
“Então, essa era uma situação dificílima, em que muitos profissionais vinham perdendo o estímulo de continuar se qualificando, porque profissional da educação é assim: tem se qualificar a vida inteira”.
A deputada pontuou que, agora que o plano chegou à Casa, os deputados podem corrigir problemas como a progressão e a jornada, e também resolver a questão orçamentária da UEG.
Ao encerrar, a parlamentar petista se colocou à disposição da instituição para fazer a sua defesa, enviar emendas com vistas ao orçamento, à infraestrutura, mas, especialmente, à valorização dos recursos humanos. “Atuamos por todos aqueles e aquelas que lutam para fazer uma educação de excelência em Goiás”.