Reconhecimento de festa religiosa de Pilar de Goiás como patrimônio goiano é proposta de Lineu Olimpio
O deputado Lineu Olimpio (MDB) apresentou o projeto de lei nº 14162/24, que visa a reconhecer a Festa de Nossa Senhora do Pilar, realizada, anualmente, no município de Pilar de Goiás, como patrimônio cultural e imaterial goiano.
Pilar de Goiás é conhecida por ter sido um dos mais importantes centros de mineração do Estado e, até hoje, preserva marcos arquitetônicos e culturais dessa época, que são celebrados durante a festa. A festividade remonta ao século XVIII, período em que se deu o ciclo do ouro.
A devoção à Nossa Senhora do Pilar é uma herança dos colonizadores portugueses, a qual se integrou às tradições locais. Segundo a proposta, a festividade, além de religiosa, tem forte caráter social e comunitário, funcionando como um momento de união e fortalecimento dos laços.
A celebração envolve atividades, como missas, procissões, apresentações artísticas, culinária típica e manifestações folclóricas, constituindo-se em um momento de expressiva interação social e valorização das tradições locais.
Olimpio ressalta, na propositura, a importância do reconhecimento dessa tradição histórica. “Esse projeto é uma medida necessária para a preservação de uma tradição secular que faz parte da história e da identidade cultural goiana”.
O processo será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, caso aprovado, será apreciado em Plenário.