Em Rio Verde, Parlamento concedeu Título de Cidadania Goiana ao promotor Lúcio Cândido de Oliveira Júnior
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), realizou sessão solene itinerante nessa quarta-feira, 26, para entregar Título de Cidadania Goiana ao paulista Lúcio Cândido de Oliveira Júnior, promotor de justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Rio Verde. A cerimônia ocorreu no auditório do Fórum da cidade de Rio Verde.
Além do deputado e de sua esposa Daise Franciele Cabral, integraram a mesa de trabalho o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (MDB); o reitor da Universidade de Rio Verde (Unirv), Alberto Barela; o homengeado da noite, Lúcio Cândido de Oliveira Júnior, e sua esposa, Karine Martins; a promotora de justiça da 8ª Vara de Rio Verde, Renata Dantas; a juíza de direito titular da 2ª Vara de Família, Coraci Pereira da Silva; a deputada federal Marussa Boldrin (MDB); e a diretora administrativa e presidente da Comissão de Festas e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Rio Verde, Katielle Souza.
O deputado Karlos Cabral, ao discursar, disse que a atuação do homengeado em Rio Verde foi fundamental em diversas áreas, incluindo educação, meio ambiente e saúde pública. "Ele foi responsável por significativos investimentos e ações ambientais, como a assinatura de termos de compromisso que resultaram em multas e investimentos, que beneficiaram a comunidade local. Entre os projetos destacam-se a construção da sede da promotoria, a aquisição de equipamentos para o hospital local e a construção de uma ala no Hospital do Câncer de Rio Verde”, informou.
Segundo Cabral, Oliveira Júnior contribuiu para a educação, compartilhando seu vasto conhecimento em disciplinas como direito tributário, processual civil e previdenciário. “Sua dedicação à comunidade e à justiça é amplamente reconhecida, o que levou a Assembleia Legislativa de Goiás a conceder-lhe, de forma unânime, o título honorário de cidadão goiano.”
O magistrado foi elogiado por Cabral não apenas por sua trajetória profissional, mas também pelo seu compromisso com a comunidade e dedicação à família. “Receber o título de cidadão goiano é um reconhecimento profundo do impacto positivo que Lúcio trouxe para a região. Sua dedicação e paixão pelo trabalho refletem a confiança e o apreço de toda a população goiana, tornando-o oficialmente um dos filhos ilustres do Estado.”
Ao finalizar seu pronunciamento, Cabral citou a poetisa Cora Coralina: "'O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher', e hoje podemos aqui homenagear essa caminhada tão nobre que Lúcio vem realizando em sua vida”, concluiu.
Compromisso
O promotor de justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Rio Verde reiterou o discurso de Cabral lembrando o apoio significativo (do parlamentar) na área da saúde, que colaborou com a inauguração do novo ambulatório médico no Hospital do Câncer de Rio Verde. “Esse avanço representou um passo importante na melhoria do acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde e foi sua generosidade e empenho que possibilitaram isso.”
A promotora de justiça da 8ª Vara de Rio Verde, Renata Dantas, iniciou seu discurso refletindo sobre a vida. “Para mim, a vida é como um pedaço colorido de tecido, cheia de altos e baixos. Cada experiência nos ensina lições valiosas e nos torna mais humanos e completos; é assim que a vida se torna extraordinária”.
Renata destacou a contribuição do homenageado na construção de uma creche local, mostrando um exemplo de investimento em educação e solidariedade. “Detalhes como esses fazem diferença na vida de uma família e Lúcio entende bem disso, humanidade”, finalizou.
A deputada Marussa Boldrin destacou sua amizade com o homenageado e a grandeza do trabalho que ele vem realizando a favor da cidade de Rio Verde. Ela reiterou seu compromisso com o município e o amor pelos cidadãos. “Não podia deixar de comparecer a essa honra tão merecida. Em nome da nossa cidade, agradeço pelo amor que tem derramado aqui.”
Homenageado
Por fim, o homenageado da noite proferiu um discurso emocionado e destacou a importância de sua família, dividindo o mérito da honraria com sua esposa e filhos, que têm sido seu apoio constante ao longo dos anos. Ele também prestou homenagem à sua mãe e ao seu pai, reconhecendo a influência positiva deles em sua vida.
O promotor expressou gratidão aos seus sogros e cunhados por seu apoio incondicional e pelo acolhimento caloroso. Ele reconheceu também a contribuição de seus amigos, descrevendo como suas ações e conselhos moldaram sua jornada pessoal e profissional.
Ao falar sobre sua conexão com Goiás, Lúcio brincou sobre sua identidade de "goiano por adoção", agora oficializada com a homenagem recebida. O homenageado enfatizou que a honraria não é apenas resultado de seus esforços individuais, mas sim do apoio e colaboração de todos aqueles que o acompanharam ao longo dos anos.
Encerrando seu discurso, o promotor citou trechos do hino goiano, ressaltando seu profundo amor pela terra que escolheu como lar, e agradeceu a todos os presentes pela oportunidade e pelo reconhecimento especial recebido.
Lúcio Cândido de Oliveira Júnior nasceu em 15 de outubro de 1963, em Miguelópolis, São Paulo. Ele é graduado em direito pela Faculdade de Franca (1994), especialista em direito público pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em direito do agronegócio e sustentabilidade pela Universidade de Rio Verde. Lúcio possui ampla experiência na área jurídica, com ênfase em direito processual penal, e atualmente atua como promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Goiás em Rio Verde.