Amauri Ribeiro critica descriminalização de posse de maconha
Na manhã desta quinta-feira, 27, o deputado Amauri Ribeiro (UB) usou a tribuna do Plenário Iris Rezende Machado, no Palácio Maguito Vilela, para expressar seu descontentamento com a recente decisão sobre a descriminalização do porte de maconha para usuários, que permite a posse de até 40 gramas da substância. Durante seu discurso no Pequeno Expediente da sessão deliberativa ordinária da Assembleia Legislativa Goiás (Alego), o parlamentar fez um apelo contra a medida, que, segundo ele, facilitaria o tráfico ilegal de drogas.
"Vamos dar um exemplo. Quarenta 'maconheiros' entram em um ônibus para traficar. Cada um está levando no bolso 40 gramas de maconha. Desta maneira, vão transportar dois quilos de maconha legalmente," exclamou Ribeiro, ilustrando seu ponto de vista com a hipótese de um transporte coletivo carregado de usuários do produto.
O deputado continuou a criticar os defensores da medida e foi enfático ao condenar o que ele vê como um aumento potencial na criminalidade devido à nova medida. "No momento que se libera essa droga, tenham certeza, senhoras e senhores, a criminalidade do nosso País vai aumentar. Isso vai empoderar os traficantes do nosso País."
O legislador também expressou preocupação sobre a possibilidade de ter que conviver em espaços públicos com usuários de maconha, prevendo conflitos. "Legalmente eu não posso fazer nada, porque ele tem o direito de estar ali ao lado da minha família", afirmou, descrevendo um cenário onde o uso público da erva vai afetar diretamente sua experiência em espaços compartilhados.