Ícone alego digital Ícone alego digital

Adequação do Programa Mães de Goiás para maior efetividade tem aval definitivo

27 de Junho de 2024 às 11:16

Foi aprovado em segunda fase de discussão e votação nesta quinta-feira, 27, com 23 votos, o projeto de lei no 14122/24, da Governadoria, que altera a Lei estadual no 21.070, de 9 de agosto de 2021, instituidora do Programa Mães de Goiás.

O objetivo é alterar os arts. 2o, 4o, 6o, 7o, 8o e 9o dessa lei, segundo a própria Governadoria, “para assegurar a efetividade e a adequação contínua do Programa Mães de Goiás às dinâmicas sociais e econômicas enfrentadas pelas beneficiárias". No texto é colocado que, assim, oo programa continuará a ser ferramenta eficaz de suporte social. "Advertiu-se também que, em agosto de 2024, muitas beneficiárias, se não houver a modificação pretendida, correrão o risco de perder o auxílio previsto na lei devido ao limite temporal do art. 6o da norma.”

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) especificou que motivam as alterações os seguintes motivos: “i) adequar as condições do programa às exigências do Cadastro Único do Governo Federal — CadÚnico, para garantir que as obrigações como vacinação e frequências escolar estejam integradas e atualizadas; II) excluir o limite de 36 meses de aproveitamento do benefício para permitir que as famílias continuem no programa enquanto estiverem em situação de vulnerabilidade; e iii) ajustar a lógica dos critérios de bloqueio, descredenciamento e movimentação do benefício à realidade e às necessidades das beneficiárias”.

O projeto segue agora para sanção ou veto do Executivo estadual.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.