Criação do Dia D de Vacinação contra o HPV recebe primeiro aval
O deputado Jamil Calife (PP), por meio do projeto de lei n° 9268/24, propõe a alteração da Lei nº 17.062, de 22 de junho de 2010, que instituiu a Semana Estadual para a Conscientização e Prevenção ao Papiloma Vírus Humano (HPV). A matéria foi aprovada, em primeira votação, pelo Plenário. A mudança proposta consiste no acréscimo do Dia D de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), a ser fixado em 9 de outubro.
O HPV é um vírus que afeta homens e mulheres, e é transmitido através da relação sexual. Na justificava da matéria, o parlamentar explica que a vacinação é a melhor forma de prevenir a contaminação pelo vírus e suas consequências, que podem ser graves, como o câncer de colo do útero, por exemplo.
“Infelizmente, muitas pessoas desconhecem a importância da vacinação contra o HPV ou não têm acesso à informação e ao serviço de saúde para receber a vacina. Por isso, é importante promover uma data específica para conscientizar a população sobre o assunto e incentivar a vacinação”, sublinhou.
Calife ressalta que a indicação é que a vacinação ocorra antes do início da vida sexual, para que homens e mulheres estejam protegidos do vírus desde as primeiras relações e não o transmitam para seus parceiros e parceiras.
Segundo o Ministério da Saúde, o HPV está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. Além disso, provoca verrugas anogenitais (região genital e no ânus).
Por fim, a instituição do dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma medida importante para conscientizar a população sobre a importância da aplicação do imunizante na prevenção do câncer de colo de útero e de outros problemas causados pelo vírus.