A Assembleia Legislativa sedia, durante todo o dia, o 15ª Encontro dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Goiás
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediou, na manhã desta quinta-feira, 27, a abertura do 15ª Encontro dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Goiás. Uma iniciativa da deputada Bia de Lima (PT), presidente da Comissão de Educação da Alego e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego). O encontro teve início às 9 horas no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela e está sendo realizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME).
O evento acontece durante todo o dia de hoje e conta com uma vasta programação. Serão realizadas nove palestras durante o encontro, com o intuito de qualificar os profissionais que atuam nos sistemas municipais de educação, como também fortalecer os conselhos municipais de educação para o amplo desempenho de suas prerrogativas com órgãos do Estado. Entre as palestras estão o programa educação em tempo integral, a atuação do Poder Legislativo no fortalecimento dos CMES, a educação infantil e os aspectos organizacionais dos conselhos do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (Fundeb).
Ao final do encontro, acontecerá sob a condução de uma comissão eleitoral, a eleição da nova diretoria da sessão goiana da UNCME.
O Presidente da União Nacional dos Conselheiros Municipais da Educação, Manoel Humberto Gonzaga, destacou que a eleição da nova coordenação estadual traz a segurança do acompanhamento ao plano municipal, estadual e nacional de educação e que a escolha desses temas para serem palestrados e discutidos veio com intuito de priorizar o que interessa cada município de Goiás.
A deputada Bia de Lima pontuou a importância da atuação do Parlamento nesse encontro, pois é importante mostrar o quanto é necessário ter os conselhos municipais de educação na sociedade. “ Espero contribuir nesse processo de organização, para que possamos ter o controle do processo educativo para trazermos uma compreensão sobre o desenvolvimento educativo de Goiás”, disse.