"O cooperativismo se ergue como farol de esperança", diz deputada Rosângela Rezende
Ao fazer uso da tribuna para realizar o seu discurso, na manhã desta sexta-feira, 28, durante a sessão solene em homenagem ao cooperativismo com a entrega de Título de Cidadania Goiana e Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a deputada Rosângela Rezende (Agir) lembrou que o cooperativismo é uma força econômica que, a partir do princípio da intercooperação, vem transformando e moldando de maneira significativa o Estado de Goiás.
A legisladora resumiu os seis princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, compromisso com a comunidade. Além desses requisitos, a deputada destacou que 52% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio advém do trabalho das cooperativas.
“Aqui, no coração do Brasil, destacamos não apenas a nossa rica cultura e belas paisagens, mas também a força e resiliência do nosso povo. Um povo que encontrou no cooperativismo uma forma de se unir, crescer e prosperar em conjunto. O cooperativismo em Goiás tem uma história fértil e diversa, desde as lavouras, onde os agricultores e pequenos produtores se organizam para produzir alimentos de qualidade, até os setores de crédito, onde as cooperativas oferecem serviços financeiros acessíveis e justos”, enfatizou a parlamentar.
De acordo com a deputada, em todos os setores o sistema cooperativista prospera, seja na agricultura, na saúde, no artesanato, na reciclagem ou em qualquer outra área. Rezende disse que todas elas geram emprego, renda, preservam o meio ambiente e geram maior qualidade de vida, refletindo a essência da colaboração e do apoio mútuo.
Ela frisou que o cooperativismo representa a união de esforços individuais em prol de um bem maior, que promove o desenvolvimento sustentável e justiça social. E esses fatores são essenciais para garantir um futuro de prosperidade. “O cooperativismo se ergue como um farol de esperança e exemplo de que juntos somos mais fortes”, pontuou Rosângela.