Assembleia Legislativa homenageou o cooperativismo goiano em solenidade, nesta sexta-feira, 28
Por iniciativa conjunta dos deputados Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e Rosângela Rezende (Agir), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, sessão solene para homenagear cooperativas do Estado de Goiás, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo. Durante a sessão, o presidente do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Márcio Lopes de Freitas, recebeu o Título de Cidadania Goiana.
Além dos parlamentares, tomaram assento à mesa dos trabalhos: o secretário de Estado da Retomada, César Moura, que representou o governador Ronaldo Caiado (UB); os homenageados Márcio Lopes de Freitas e Luís Alberto Pereira; e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Jubrair Gomes Caiado Júnior.
Primeiro a discursar, Wagner Camargo Neto destacou a importância do cooperativismo para o Brasil e para Goiás. Ele pontuou a felicidade em conceder o título de cidadania a Márcio Lopes de Freitas. “Sabemos a importância que o senhor representa para o cooperativismo e sabemos que o Estado de Goiás corre em suas veias”, explanou.
Emprego e renda
O legislador evidenciou, também, a atuação do cooperativismo nas regiões de Goiás na promoção e geração de emprego e renda. “Hoje, condecoramos dezenas de homens e mulheres que atuam nesses relevantes serviços ao nosso Estado. Tenho absoluta certeza do quanto o cooperativismo é formidável para o crescimento do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, declarou.
Por fim, Neto afirmou que o cooperativismo é, acima de tudo, dividir trabalhos e lucros, um exemplo do exercício de cidadania no desenvolvimento da sociedade. Ele deixou seu gabinete à disposição das cooperativas.
Força
Na sequência, a também propositora da homenagem, deputada Rosângela Rezende, lembrou que o cooperativismo é uma força econômica que, a partir do princípio da intercooperação, vem transformando e moldando de maneira significativa o Estado de Goiás.
A legisladora resumiu os seis princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação e compromisso com a comunidade. Além desses requisitos, a deputada destacou que 52% do PIB do agronegócio advém do trabalho das cooperativas.
“Aqui, no coração do Brasil, destacamos não apenas a nossa rica cultura e belas paisagens, mas também a força e resiliência do nosso povo. Um povo que encontrou no cooperativismo uma forma de se unir, crescer e prosperar em conjunto. O cooperativismo em Goiás tem uma história fértil e diversa. Desde as lavouras, onde os agricultores e pequenos produtores se organizam para produzir alimentos de qualidade, até os setores de crédito, onde as cooperativas oferecem serviços financeiros acessíveis e justos”, enfatizou a parlamentar.
De acordo com a deputada, em todos os setores o sistema cooperativista prospera, seja na agricultura, na saúde, no artesanato, na reciclagem ou em qualquer outra área. Rezende disse que todas elas geram emprego, renda, preservam o meio ambiente e geram maior qualidade de vida, refletindo a essência da colaboração e do apoio mútuo.
Ela frisou que o cooperativismo representa a união de esforços individuais em prol de um bem maior, que promove o desenvolvimento sustentável e justiça social. E esses fatores são essenciais para garantir um futuro de prosperidade. “O cooperativismo se ergue como um farol de esperança e exemplo de que juntos somos mais fortes”, pontuou Rosângela.
Cidadão goiano
Ao discursar em agradecimento pelo Título de Cidadania Goiana, Márcio Lopes de Freitas destacou sua admiração pelo Estado de Goiás e agradeceu a iniciativa parlamentar que o torna cidadão goiano. “Meu agradecimento aos deputados Wagner e Rosângela por me concederem esse honroso título. É gratificante receber essa homenagem da Assembleia Legislativa e poder me sentir um cidadão goiano”, declarou.
Em tom de brincadeira, Freitas confessou treinamentos com caroços de pequi, de modo a apreender a roê-lo sem atingir os espinhos e, assim, se sentir um goiano legítimo.
Coletividade e prosperidade
Ao secretário estadual da Retomada, César Moura, Márcio agradeceu o empenho pelo fomento e valorização do cooperativismo por parte do Governo de Goiás. “Fico feliz de ver os bons resultados que o cooperativismo vem alcançando no Estado”, afirmou, completando seus agradecimentos aos que atuam no cooperativismo.
O gestor disse que o cooperativismo goiano está de parabéns e que, nos últimos anos, em que tem convivido com os integrantes do setor, criou esse relacionamento e tem orgulho "danado" desse carinho e pelos resultados que os cooperativistas goianos têm entregado. Segundo Freitas, prosperidade só é possível com coletividade e essa é a proposta do cooperativismo.
“Tenho a ousadia de dizer que o cooperativismo brasileiro atingirá 1 trilhão de reais em prosperidade até 2027, pois nosso modelo é outro. Nossa preocupação é outra, é com gente. Os legislativos são as nossas trincheiras de defesa, pois vivemos numa sociedade de gente, então nosso capital é gente. Tenho certeza que o Brasil, em cada estado, em cada município, conseguirá atingir essa prosperidade”, afirmou Márcio Freitas. Por fim, ele pontuou que o povo goiano foi afortunado pela sequência de governantes preocupados com o cooperativismo.
Por fim, fez uso da palavra, em nome dos homenageados, o presidente do Sistema da Organização da Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), Luís Alberto Pereira, que recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Pereira agradeceu aos deputados Rosângela Rezende, Wagner Camargo Neto e Júlio Pina, parlamentares que, segundo ele, são empolgados com a força do cooperativismo. "É uma honra representar todos os condecorados com essa honraria e reputo tudo isso ao cooperativismo."
O gestor disse que a medalha é dada para visionários e nada mais apropriado do que concedê-la às pessoas que se fazem presente. "Normalmente, a gente começa sem saber onde vai dar e de repente a gente se depara com realidades transformadas. Todos aqui ajudam a construir grande empresas solidárias, muito se falou da importância do cooperativismo e ele realmente é tudo isso, pois ele faz parte da grande política pública, auxiliando o social de uma maneira ímpar. ”
Pereira lembrou que mais de 50% do agronegócio passa pelo cooperativismo, demonstrando a força da união que reforça a economia, e informou que, anualmente, somente os bancos de cooperativas estabelecidos em Goiás colocam na economia cerca de 4 bilhões de reais. "Mas o principal homenageado desta manhã é sem dúvida o presidente Márcio Freitas, figura que fez a OCB ganhar respeito nacional pela sua liderança. Ele já fez muito cooperativismo nacional, seja bem-vindo à nossa terra."
Prefeitura de Aragarças
Ao final da entrega das Medalhas, o prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos), também recebeu a mais alta honraria concedida pela Casa de Leis. A entrega não estava prevista, mas foi um pedido do deputado Julio Pina, que protocolou a requisição da honraria ao gestor municipal.