Parlamentares pleiteiam reconhecimento a personalidades que contribuem com o Estado
O deputado Talles Barreto (UB) e o colega de partido Virmondes Cruvinel apresentaram, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), projetos de lei para conferir o Título de Cidadania Goiana em reconhecimento a personalidades que atuam para o desenvolvimento de Goiás.
O primeiro projeto de Talles Barreto, de nº 14307/24, propõe o reconhecimento a Helena Telino, procuradora do Estado de Goiás. Helena é natural de Campina Grande (PB) e está atualmente no cargo de chefe do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE).
Graduada em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a homenageada é mestranda em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui MBA em direito empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é especialista em direito público pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais (Ebec).
Segundo a proposta, Helena desempenhou diversas funções de extrema importância, dentre elas advogada da Petrobras; professora de cursos de graduação e pós-graduação em Natal (RN), dentre outras.
O segundo título proposto por Barreto consta no projeto de lei nº 14314/24, que homenageia Daline Paula Barros, também procuradora do Estado de Goiás. Daline é natural de Fortaleza e fixou residência em Goiás, em 2022.
Atualmente, Daline ocupa o cargo de gerente do Contencioso no Detran (GO). É graduada em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em direito público. Antes de integrar a PGE, atuou em diversos cargos, entre eles procuradora do município de Sorocaba e procuradora do estado de Alagoas. Ela é responsável pela reabertura da Procuradoria-Regional da cidade de Goiás, onde trabalhou antes de ocupar o atual cargo.
Já o deputado Virmondes Cruvinel propôs o projeto de nº 14309/24, para conceder o Título de Cidadania Goiana ao padre Silvio Rogério Zurawski, em reconhecimento ao serviço prestado para a difusão da religião católica no Estado e para o bem-estar de sua população.
Silvio Rogério possui um histórico de vida pautado no trabalho e na preparação sacerdotal e religiosa. Em 2007, recebeu a ordenação sacerdotal na Paróquia São Geraldo de Goianira. Em 2019, se tornou administrador da Paróquia Cristo Redentor da Vila Redenção, em Goiânia. Natural de Anchieta (SC), Silvio se encontrou na missão religiosa.
Em Goiânia, o padre Silvio cursou filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), onde realizou mestrado em ciências da religião. Foi professor da PUC-GO, do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) e do Instituto de Direito Canônico Dom Antônio. Além disso, como padre serviu também nas cidades de Brazabrantes e Aparecida de Goiânia.
Os projetos estão em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis.