Em sessão itinerante, vereador de Luziânia conhecido por trabalho social recebe Título de Cidadania Goiana

01 de Julho de 2024 às 07:05
Crédito: Sérgio Rocha
Sessão solene itinerante de entrega de Título de Cidadania Goiana ao senhor André Firmino da Silva

Em sessão itinerante realizada no último sábado, 29, em Luziânia, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) concedeu ao vereador André Firmino da Silva o Título Honorífico de Cidadania Goiana. A proposta consta no projeto de lei ordinária no 7902/24. O vereador, conhecido como Andrezão e pertencente à legenda partidária de Quirino, tem relevantes serviços prestados na área social, sublinha o deputado no texto da matéria.

Entre diversos projetos sociais em que Andrezão se engaja, Quirino destaca “a prestação de auxílio espiritual e psicológico semanalmente a reeducandos e seus familiares. Sua dedicação […] tem impactado positivamente muitas vidas ao longo de seus 27 anos como missionário”.

Nascido em Novo Gama, casado com Yara dos Santos, Andrezão é vereador em Luziânia desde 2021. Entre suas ações como político estão a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal; o estabelecimento da Semana do Bem-Estar Animal; o reconhecimento da importância dos líderes comunitários; a promoção do Fórum Legislativo Gerontológico e a iniciativa Mulher Nota 10, “que celebra o valor das mulheres em Luziânia”.

Compuseram a mesa de trabalhos, além de Ricardo Quirino e Andrezão, o presidente da Câmara de Luziânia, vereador Carlos da Liga (UB), e os também vereadores do município Tiago Machado (Republicanos), Luciano Braz (MDB) e Márcia Meireles (Avante).

“Luziânia é um dos principais municípios goianos. E é a cidade que eu escolhi para morar. Por isso, esse título está sendo entregue aqui e não na Assembleia Legislativa”, explicou Quirino ao discursar. Andrezão, afirmou o deputado, é alguém que “de manhã, visita a unidade prisional para levar uma palavra de conforto àqueles que cometeram erros, e que também sabe valorizar o poder policial, respeitando-o. Humilde no seu tratar, mas muito responsável com aquilo que chega às suas mãos”.

“Nos 25 anos que conheço o senhor”, prosseguiu Quirino, “o respeito, o trato com os outros não mudou nada”. Ao final, aconselhou: “Esteja próximo das pessoas sem fazer distinção de raça, cor, orientação sexual, esteja ao lado do ser humano. Guarda este primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Carlos da Liga, por sua vez, elogiou o colega de vereança por ser “testado nas urnas”: “Esse é o grande vestibular. Testa a lealdade, o caráter, o carisma. Aqui [na Câmara Municipal] está a representação popular de todas as classes, de todos os cantos”, afirmou, acrescentando: “Vejo sua participação em vários bairros às vezes esquecidos. Quantas pessoas o senhor já resgatou de um momento de angústia com o pessoal da sua igreja?”.

Vicenildo Medeiros, do projeto Amigo da Gente, de Valparaíso de Goiás, também discursou, enaltecendo Andrezão por ter sido “bem-sucedido por onde passou e nas tarefas que executou”. Medeiros complementou: “É uma pessoa família, um pai responsável, um vereador responsável. Um cara que merece que orem por ele, merece a proteção divina para continuar fazendo o que fez”.

Manifestando-se por último, Andrezão lembrou ter atuado em mais de 20 municípios goianos: “Rodamos o Estado de Goiás fazendo trabalho para a população”, frisou. “Esse título é um símbolo de acolhimento e reconhecimento da conexão que tive com esse Estado maravilhoso. Como vereador, estou dando continuidade ao que eu estava fazendo. Se amanhã eu não estiver aqui na Casa de Leis, vou continuar servindo à comunidade. Esse é meu chamado”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias