Parlamento enaltece profissionais da cultura com Certificado do Mérito Legislativo, por proposta de Mauro Rubem

01 de Julho de 2024 às 07:35
Crédito: Maykon Cardoso
Sessão solene extraordinária em homenagem à cultura

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, neste sábado, 29, centenas de profissionais que atuam em prol da cultura goiana. O tributo ocorreu no Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), em sessão solene extraordinária que contou com a entrega de Certificados do Mérito Legislativo.

Trata-se, conforme o parlamentar, de uma celebração dedicada à valorização da cultura local e suas diversas manifestações artísticas. “O objetivo é dar visibilidade e reconhecer o trabalho feito por diversas pessoas, instituições e entidades que fazem cultura, seja na periferia ou em outros locais”, frisou o autor da homenagem, com a afirmativa de que a cultura deve ser vista como uma atividade fundamental para a sociedade.

Rubem considera a cultura como algo tão importante quanto a educação para a formação dos indivíduos e afirma que reconhecer esse trabalho é uma obrigação do Poder Legislativo goiano. “Estou muito feliz em poder homenagear essa gente valorosa, dedicada, comprometida e talentosa que promove a cultura em Goiás”.

Além de Mauro Rubem, fizeram a composição da mesa diretiva o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Pedro Galvão; o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moacir Brito Nascimento; o diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lindivaldo Júnior; a produtora cultural Maria Carmelita Gomes Ferreira; a professora e chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita de Castro; e a professora Vânia França.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moacir Brito Nascimento, conhecido como Moka, avaliou a iniciativa como um momento único na cultura do Estado. “Para mim, é algo muito edificante. Eu atuo junto à cultura e à arte goiana desde o início dos anos 1970, mais de cinco décadas, e jamais presenciei um ato dessa magnitude na Assembleia Legislativa. Estar aqui, nesse dia histórico e memorável, é uma dádiva celeste”, celebrou.

A abertura do evento contou com apresentação do cantor Bruno Fernandes, da dupla Tom e Leo, e do grupo de quadrilha e catira em perna de pau do Circo Lahetô.

Valorização e promoção da cultura

Durante a homenagem, Mauro Rubem destacou as diversas atividades culturais realizadas pela Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa de Leis, a partir da 20ª Legislatura, presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB). De forma frequente, o Palácio Maguito Vilela sedia lançamentos de livros, filmes, além de festivais, exposições de artes visuais, apresentações musicais, teatrais, dentre outras manifestações artísticas. “Esse auditório está, inclusive, repleto de pessoas que já estiveram aqui apresentando o seu trabalho e hoje estão sendo homenageadas”, evidenciou o deputado.

“É uma tarde de celebração da arte, da cultura e dos artistas goianos que desenvolvem um trabalho tão pujante, um trabalho que merece ser enaltecido, e é muito importante que esta Casa reconheça estes artistas”, salientou a chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia, Ana Rita de Castro. “Todos vocês são merecedores desse reconhecimento”.

Casa Cultural

Na solenidade, Ana Rita de Castro elencou as diversas atividades realizadas no Parlamento goiano durante a atual Legislatura, iniciada em 2023. De acordo com a gestora, que deixa o cargo na presente data, foram realizadas, no ano passado, 73 atividades culturais. Já em 2024, ocorreram, até o mês de junho, 45 atividades artísticas.

“Essa Casa já se consolida como um espaço de arte e cultura”, avaliou. “Quero agradecer a cada um de vocês, artistas, que passaram por aqui e estender os agradecimentos aos profissionais que foram aliados da cultura ao longo deste período”, acrescentou.

Em nome dos homenageados, o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Pedro Galvão, agradeceu a oportunidade dada pelo Parlamento goiano aos diversos artistas goianos que expõem o seus trabalhos na Casa de Leis. “Obrigado pelo carinho que vocês tiveram com os nossos artistas e por abrirem esse importante caminho para nós”.

Fomento à cultura

O diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lindivaldo Júnior, evidenciou, durante a solenidade, a força da cultura para o desenvolvimento social e econômico do País. De acordo com ele, trata-se de um setor fundamental, no qual o Governo Federal tem trabalhado para que seja cada vez mais reconhecido. “Estar aqui, nesse momento, demonstra a importância que o Governo brasileiro dá à cultura”, disse.

Na oportunidade, o representante do Ministério da Cultura elencou alguns dos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão federal. “Do ano passado para cá, nós atingimos 100% dos estados brasileiros com recursos da cultura e 97% das cidades brasileiras. A lógica que a gente quer construir é uma lógica de política pública sistêmica de cultura. Não interessa a bandeira política da cidade. O que interessa é que o setor cultural existe e é um setor importante, pulsante e estratégico para a sociedade brasileira e o seu bem-estar”, pontuou Lindivaldo.

Agência Assembleia de Notícias