Legislar na prática
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por intermédio da Escola do Legislativo, dará início, nesta semana, às atividades práticas do Parlamento Jovem 2024, programa cujo objetivo é oferecer aos estudantes do ensino superior a oportunidade de simular o trabalho dos deputados e o exercício de suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.
A simulação terá início na manhã desta quinta-feira, 4, com o cadastramento biométrico dos selecionados e liberação de seu acesso ao sistema eletrônico de votação. A primeira atividade a ser realizada será a sessão especial para eleição e posse da presidência e da Mesa Diretora. Mais tarde, às 14h30, os simulandos realizarão a primeira sessão ordinária com Apresentação de Matérias, Pequeno Expediente e Ordem do Dia. As duas sessões serão realizadas no Plenário Iris Rezende.
Ainda na tarde de quinta-feira, ocorrerão as instalações das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Assuntos Sociais, de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos, com eleição do presidente e vice-presidente dos colegiados.
Na sexta-feira, 5, os estudantes simularão as segunda e terceira sessões ordinárias e reuniões deliberativas das comissões temáticas. A programação terá início às 7 horas, com previsão de encerramento às 18 horas. No sábado, 6, a programação continua com a quarta sessão ordinária e reuniões das comissões, para distribuição de matérias para relatoria e votação. No último dia da programação, os simulandos realizarão mais duas sessões ordinárias, em que concluirão a apreciação das pautas constantes na Ordem do Dia. Por fim, as atividades serão encerradas com a realização de sessão solene para entrega de certificados.
O programa visa a aproximar os jovens do poder público, contribuindo para a formação cidadã e educação política dos acadêmicos. A coordenadora-geral do Programa Parlamento Jovem, Mariza Barbosa, explicou que, neste ano, os selecionados desempenham as funções de 41 parlamentares e 41 assessores, além de dez jornalistas e cinco cargos de procuradores legislativos. "Houve recorde de inscritos, 980 alunos de diversas universidades de Goiânia e também do interior. Uma grata surpresa para a organização da atividade”, ressaltou.
Mariza destacou a adesão das estudantes na edição deste ano. "Tivemos esse crescimento graças à atuação do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB). A presidência disponibilizou estágios, então a procura foi muito maior que nas edições anteriores. Dos 980 alunos inscritos, 585 foram mulheres. Foi uma procura muito grande por parte delas, tanto que a maioria do Plenário será formada por mulheres”, destacou.