Gustavo Sebba quer instituir o Dia da Conscientização sobre a Puberdade Precoce
O deputado Gustavo Sebba (PSDB), por meio do processo nº 14384/24, apresentou proposta que institui o 1º de outubro como o Dia Estadual da Conscientização sobre a Puberdade Precoce, no Estado de Goiás. Segundo o parlamentar, essa ação promoverá a conscientização sobre a puberdade precoce, incluindo a promoção de atividades educativas e informativas para melhorar o entendimento e o suporte às crianças e adolescentes que enfrentam essa condição.
De acordo com a proposta, o objetivo da instituição da data é promover a conscientização e o debate relacionados às causas e fatores de risco associados à puberdade precoce, impactos físicos, psicológicos e sociais da puberdade precoce nas crianças e adolescentes; a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico adequado; os direitos e cuidados que devem ser garantidos aos afetados pela puberdade precoce; além de medidas preventivas e tratamentos disponíveis para mitigar os efeitos.
O parlamentar ressalta, no texto, que, para atingir esses objetivos, serão promovidas atividades educativas, campanhas de informação, seminários, palestras, eventos culturais e outras iniciativas que visem à disseminação de conhecimento e conscientização sobre o tema.
Essas atividades poderão ser realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas, entidades não governamentais, sociedades médicas, escolas e demais organizações interessadas na temática.