Projeto de Veter Martins que protege animais contra maus tratos recebe sinal verde do Plenário
O deputado Veter Martins (UB) apresentou, para tramitação na Alego, o projeto nº 5738/24, que proíbe o uso de chicotes e de outros objetos que possam machucar animais atrelados a veículos de tração. A matéria foi aprovada, em primeira votação, nesta quinta-feira, 4.
A propositura altera a Lei nº 21.104/21, que institui o Código de Bem-Estar Animal, incluindo no art. 22, inciso II, com a seguinte redação: “utilizar chicote, pedaços de madeira, paus ou outros objetos que venham a machucar o animal que esteja atrelado a veículo de tração”.
De acordo com Veter Martins, a redação atual do artigo 22 no inciso II aduz que é vedada a prática de chicotear excessivamente, por qualquer forma, animal que esteja atrelado a veículos de tração. “Sabe-se que o uso de chicotes é considerado ato degradante e de maus tratos aos animais. Dessa forma, a proposta desse projeto de lei é que não haja nenhum tipo de conduta que venha a caracterizar qualquer ato de violência em animais atrelados a veículos de tração”, explica o deputado nas justificativas.