Projetos para conceder cidadania a produtor rural e advogada estão em tramitação no Parlamento goiano
Dois projetos que preveem concessões de Títulos de Cidadania Goiana para personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado começaram a tramitar na Casa de Leis. Um deles, protocolado como processo nº 14710/24, iniciativa do deputado Coronel Adailton (SD), é destinado ao administrador de empresas e produtor rural José do Carmo Castro e Silva. A outra proposta, nº 14711/24, de Virmodes Cruvinel (UB), é para a advogada Ariana Garcia do Nascimento.
Formado em administração pública e administração de empresas, José do Carmo atuou como gerente de agência de turismo, propagandista de produtos farmacêuticos e árbitro de futebol, esporte que praticou até os 74 anos de idade. A carreira como produtor rural foi iniciada em 1985.
Nascido em Correntina (BA), chegou a Goiás no início da década 1960, após cinco dias de viagem em um “pau de arara", em busca de melhores condições de vida, estabelecendo-se primeiro em São Luís de Montes Belos. Mudou-se para Goiânia em 1961 para se alistar no Exército e iniciou sua carreira profissional no setor de turismo, na extinta companhia aérea Vasp.
Casado com Lásara de Castro, é amante do futebol, da dança, da leitura, das boas amizades e de viagens. Dedicou sua vida à família, ao esporte e à melhoria do País e da sociedade por meio de suas ações junto a entidades como Rotary, Maçonaria e entidades públicas.
O projeto que concede o título a José do Carmo vai ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde já recebeu parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão (PSD).
Inclusão
Ariana Garcia do Nascimento nasceu em 1978 na cidade de Belo Horizonte (MG) e, segundo Virmondes Cruvinel, tem demonstrado ao longo de sua trajetória profissional, ética e comprometimento com a sociedade goiana, desenvolvendo importantes projetos e ações na área do direito, trazendo notáveis resultados para a comunidade jurídica no Estado.
“A senhora Ariana Garcia do Nascimento tem sido um exemplo de cidadania e de dedicação ao bem comum, promovendo a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a construção de uma sociedade mais justa e solidária em nosso Estado”, afirma o deputado nas justificativas.
O projeto que trata da inciativa do Título de Cidadania para Ariana Garcia será analisado pela CCJ, onde será distribuído para relatoria.