Ícone alego digital Ícone alego digital

Lineu Olimpio tem medidas voltadas ao turismo, cultura e à saúde sancionadas no primeiro período de 2024

17 de Julho de 2024 às 13:30
Lineu Olimpio tem medidas voltadas ao turismo, cultura e à saúde sancionadas no primeiro período de 2024

Natural da cidade de Jaraguá, o deputado Lineu Olimpio (MDB) foi eleito em 2022, para seu primeiro mandato como deputado estadual. Desde que tomou posse, o legislador já apresentou 53 projetos de lei ordinárias, sendo 23 no ano passado - a primeira sessão legislativa da 20ª Legislatura - e mais 30 no primeiro semestre de 2024.  Turismo, religiosidade e proteção às pessoas com autismo são temas das matérias que foram validadas pelo Poder Executivo, no primeiro período da segunda sessão legislativa.

A Lei nº 22.611, sancionada em 11 de abril de 2024, institui o Selo Cidade Amiga do Autista e tem por objetivo amplificar a conscientização da sociedade sobre políticas públicas de inclusão das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). A iniciativa reconhece os esforços de municípios que aderirem ao programa, bem como estimulará outros na adesão, ao disseminar boas práticas, como ampliar o acesso à informação, atendimento personalizado, capacitação profissional, adaptação do ambiente urbano, inclusão educacional e apoio às famílias. Na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o texto tramitou sob o nº 1269/23.

Já a Lei nº 22.651, de 30 de abril de 2024, é referente ao projeto que tramitou na Casa de Leis sob o nº 8168/23, e confere ao município de Jaraguá o título de Capital Estadual do Voo Livres. Na justificativa da matéria, o deputado destacou a importância do turismo para a cidade e salientou suas ações de incentivo ao turismo à época que ainda ocupava a prefeitura da cidade. "Durante minha gestão como prefeito de Jaraguá, dedicamos esforços para alavancar o turismo em nossa cidade, tornando o voo livre no Parque Estadual da Serra de Jaraguá uma referência tanto regional quanto nacional. A vontade de tornar Jaraguá a Capital do Voo Livre, por meio desse projeto, é que nós teremos, a partir de agora, condições de, com esse reconhecimento, patentearmos algumas situações importantes no município em relação ao voo livre, também de termos uma acessibilidade mais direta em relação à pista do parapente no Parque Estadual da Serra de Jaraguá”, afirmou.

Por fim, a proposição de nº 4912/24 foi apresentada, aprovada e sancionada já no corrente ano. Desde 30 de abril de 2024, está em vigor a Lei nº 22.650, que regulamenta o Circuito Goiano de Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo. Olimpio ressaltou as relevâncias histórica e cultural do evento. “Goiás, com suas riquezas cultural e histórica, tem sido palco de inúmeras manifestações que expressam a fé, a tradição e a identidade de seu povo. Entre essas manifestações, o Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo destaca-se não apenas como uma celebração de profundo significado religioso, mas também como um evento de grandes importâncias cultural e social para as comunidades goianas”, declarou.

A origem do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo remonta ao ano de 2014, fruto da iniciativa do imperador do Divino Espírito Santo, José Francisco da Silva, e sua família, em preparação para os festejos centenários da Festa do Divino. Desde então, esse encontro anual vem se consolidando como um momento de união, fé e celebração cultural, envolvendo diversas cidades goianas e atraindo um número cada vez maior de fiéis e admiradores da cultura goiana.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.