Campanha de valorização dos agricultores, proposta por Anderson Teodoro, é convertida em lei
Já está em vigor a Lei Estadual nº 22.837/2024 (originalmente projeto de lei n° 7720/23), de autoria do Anderson Teodoro (Avante), que dispõe sobre a criação da Campanha Estadual de Valorização dos Agricultores Goianos. A medida, que acaba de ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), tem como finalidade promover ações de enaltecimento e de conscientização sobre a importância do agricultor para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás.
O legislador esclarece que os agricultores são pessoas que se dedicam diariamente ao trabalho no campo, englobando atividades como o preparo do solo e o manejo das pragas e doenças nas lavouras, com o intuito de aumentar a produtividade. “Eles enfrentam uma tarefa desafiadora, mas crucial para assegurar o fornecimento de alimentos para a sociedade brasileira. Seus esforços e dedicações são de extrema importância para a sustentabilidade e a prosperidade do setor agrícola, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para toda a população”, sublinha.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que o Brasil poderá ser responsável por até 40% no aumento na comercialização de produtos agrícolas em anos futuros. A agricultura também possui um papel significativo no desenvolvimento socioeconômico e cultural de municípios com até 20 mil habitantes. Em cidades desse porte, aproximadamente 90% da base econômica vem da agricultura. No Brasil, cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2017, teve origem na agricultura e no agronegócio, segundo aponta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).